Cantina de Ventozelo aposta em pratos sazonais para a primavera

23/04/2025

A primavera chegou à Cantina de Ventozelo e com ela uma nova leva de sabores e aromas que exaltam o melhor da região duriense. Desde as ervas ribeirinhas à laranja do Douro, passando pelas primeiras favas do ano e pelo peixe do rio, o restaurante da Quinta de Ventozelo dá continuidade ao seu compromisso com a sazonalidade e com os produtos locais. Esta filosofia, reforçada desde 2024 com a entrada do chef José Guedes, mantém-se em 2025 com propostas mensais que celebram a natureza e os saberes do território.

Com uma horta biológica ativa e uma rede de pequenos produtores locais, a Cantina assume-se como um palco onde os ingredientes ditam o ritmo do menu. «A floração das amendoeiras indica que um novo ciclo se iniciará no Douro, a chegada de uma nova estação. Na primavera, a abundância de produtos atinge o seu máximo em Ventozelo, portanto, será a horta que irá orientar as propostas gastronómicas para os próximos meses», sublinha o chef. Entre os ingredientes que já começam a entrar no prato estão as ervilhas, as favas, as alcachofras, as curgetes, os funchos e as acelgas – todos colhidos no ponto certo de maturação.

Até ao final de março, a aposta vai para os peixes do rio e as plantas ribeirinhas, com pratos como Arroz de Peixe de Rio ou Sável de Escabeche a ocuparem lugar de destaque no menu. Em abril, será a vez da laranja do Douro brilhar, com propostas como Lúcio Perca com cuscos de funcho e Torta de Laranja. Em maio, os jardins e a horta de Ventozelo estarão no seu auge, trazendo pratos como Arroz de favas com chouriço e Truta de Boticas com piso de ervas, além de sopas, saladas e estufados de legumes frescos. Junho será o mês do mel, culminando em sobremesas como o Pudim de Mel, que fecha com doçura o ciclo primaveril.

Mais do que um restaurante, a Cantina de Ventozelo é um reflexo da paisagem duriense e dos seus ritmos. «Continuamos a viver das emoções à mesa, do registo de conforto e de comida honesta, com respeito máximo pelos ritmos da terra e enfoque no baixo impacto ecológico», afirma José Guedes, que já antecipa novidades para as estações seguintes, com destaque para produtos como o tomate coração de boi, a uva, a azeitona e a carne de caça. A cada mês, um novo capítulo se escreve na Cantina de Ventozelo – sempre com sabor a Douro.

Partilhar

Notícias Relacionadas

Fale connosco

Dou consentimento para a recolha e tratamento dos meus dados pessoais.*

Pin It on Pinterest