Rodrigo Gomes, da RFM, será o apresentador Prémio Nacional de Enoturismo 2026
28/04/2026A APENO anuncia que Rodrigo Gomes será o apresentador da Gala do Prémio Nacional de Enoturismo 2026, que se realiza no próximo dia 29 de maio, na Quinta Condes de Valadares.Com um percurso consolidado no panorama mediático nacional, Rodrigo Gomes iniciou a sua carreira em 2005 na RFM, onde começou como produtor, transitando posteriormente para a apresentação. Ao longo dos anos afirmou-se como uma das vozes mais reconhecidas da rádio em Portugal, destacando-se pela capacidade de comunicação e pela relação de proximidade com o público.
Entre os programas que integrou contam-se ‘BFF’, ‘Wi-Fi’, ‘Café da Manhã’ e, mais recentemente, ‘Num Mundo Ideal’, mantendo uma presença regular no universo radiofónico. O seu percurso fica marcado por um estilo direto e pela consistência ao longo de vários formatos de grande audiência.
Paralelamente à rádio, desenvolveu trabalho em televisão, com participações na RTP, onde foi repórter do programa ‘Faz Faísca’ e apresentou formatos como ‘Jogo da Caixa’. Atualmente, é apresentador do programa ‘Cozinhas à Medida’, no canal Casa e Cozinha.
A presença de Rodrigo Gomes estende-se também ao digital, onde mantém uma ligação ativa com o público através das redes sociais, partilhando conteúdos ligados ao seu quotidiano, incluindo a vida familiar.
«É com muito gosto que me junto a um evento dedicado a um setor cada vez mais relevante em Portugal. Vai ser um privilégio conduzir uma gala que reúne tantos profissionais e projetos ligados ao enoturismo», afirma Rodrigo Gomes.
Segundo a APENO, a escolha do comunicador reflete a aposta numa figura com forte capacidade de comunicação e proximidade ao público, características consideradas determinantes para a condução de um evento que reúne os principais agentes do setor.
«O Rodrigo Gomes é um comunicador com uma enorme capacidade de ligação às pessoas, algo essencial para um evento desta natureza. A sua presença reforça o posicionamento da gala como um momento de encontro e valorização do setor», sublinha Maria João de Almeida, presidente da APENO.
A organização antecipa uma gala com um registo dinâmico e envolvente, alinhado com o carácter do evento e com o objetivo de reforçar a ligação entre profissionais, empresas e instituições ligadas ao enoturismo.
A Gala do Prémio Nacional de Enoturismo afirma-se como um dos momentos mais relevantes do calendário do setor, distinguindo anualmente projetos, profissionais e iniciativas que se destacam na promoção e desenvolvimento do enoturismo em Portugal, contribuindo para a valorização do território, da cultura e do vinho nacional.
De ressalvar que a edição de 2026 do Prémio Nacional de Enoturismo conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, um reconhecimento que evidencia a crescente relevância do setor em Portugal. Esta distinção reforça também, de forma clara, o trabalho desenvolvido pela APENO na estruturação e valorização do enoturismo, bem como o contributo dos diferentes agentes para a dinamização das economias locais, a coesão territorial e a afirmação internacional do país. O apoio institucional acrescenta, assim, prestígio à gala, consolidando-a como um dos momentos centrais do calendário nacional do vinho e do turismo.
