Quinta do Côtto apresenta novas colheitas

11/06/2025

A Quinta do Côtto propõe um regresso às origens com dois vinhos de exceção que prometem marcar presença à mesa com carácter, autenticidade e uma história que atravessa gerações. As novas colheitas do Quinta do Côtto Sousão e Quinta do Côtto Bastardo surgem como a expressão de duas castas emblemáticas, agora lançadas em edições que celebram a tradição e a identidade do Douro, mais concretamente da sub-região do Baixo Corgo.

O Sousão, proveniente de uma única parcela de vinha com 30 anos, localizada a 270 metros de altitude, destaca-se pela sua intensidade cromática, aromas de fruta preta e notas balsâmicas, resultado de um estágio de 18 meses em barrica. Os taninos firmes e envolventes tornam-no ideal para pratos robustos e momentos de celebração. Mais do que um vinho, é um tributo à casta que, em 1961, colocou o Douro no mapa dos vinhos de mesa de qualidade.

Já o Bastardo, nascido de uma vinha histórica plantada em 1970 com apenas 1212 videiras, é uma raridade embalada numa garrafa. De perfil mais leve e fresco, cor rubi aberta e notas aromáticas de frutos silvestres e bosque, revela uma faceta mais ousada e descomplicada do Douro. A sua acidez equilibrada e rusticidade elegante fazem dele o par ideal para as receitas tradicionais da Páscoa, dos assados aos pratos de caça.

Para David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone, estas colheitas representam «dois momentos distintos da história do Douro: o Sousão como símbolo da herança e pioneirismo, e o Bastardo como reflexo de uma nova abordagem às castas tradicionais, com ousadia e autenticidade».

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AdegaMãe dá nova visibilidade aos vinhos DORY com campanha urbana em Lisboa

10/06/2025
A nova campanha da AdegaMãe para a gama de vinhos DORY já está nas ruas de Lisboa. Inspirados na tradição marítima portuguesa, os vinhos assumem a sua identidade atlântica num registo moderno e próximo do consumidor urbano.

A AdegaMãe lançou uma nova campanha de comunicação para a sua gama DORY, com presença visível em vários suportes na cidade de Lisboa. A iniciativa pretende reforçar a ligação dos vinhos à influência atlântica, destacando a sua origem entre Torres Vedras e o Oceano Atlântico.

A gama DORY tem como referência os tradicionais barcos de pesca do bacalhau, os “dori”, que simbolizam a ligação entre o mar e a terra — uma dualidade refletida no perfil dos vinhos. Com versões branco, tinto e rosé, os DORY são caracterizados por frescura, mineralidade e notas frutadas, adequadas para a gastronomia portuguesa.

Com o mote “Nunca o Atlântico soube a tanto”, a campanha destaca a autenticidade e a expressão atlântica destes vinhos, reforçando o posicionamento da marca DORY como uma proposta com identidade própria e enraizada no território.

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João Portugal Ramos reforça presença nos Vinhos Verdes

09/06/2025
João Portugal Ramos acaba de lançar o novo Vinhas do Cardido 2024, um Vinho Verde DOC que assinala mais uma etapa na consolidação da sua presença na região dos Vinhos Verdes, nomeadamente no Vale do Lima. O novo branco, que junta as castas Loureiro e Alvarinho, representa a primeira colheita vinificada na adega do histórico Paço do Cardido, com quem o produtor estabeleceu uma parceria em 2024.
Produzido a partir de uvas colhidas manualmente nas encostas do Paço do Cardido, com vista para o Rio Lima, o Vinhas do Cardido expressa as particularidades do microclima local e dos solos graníticos. O Loureiro fermenta e estagia em inox, enquanto o Alvarinho passa por um estágio em cubas de cimento. Ambos os lotes permanecem em contacto com borras finas, numa vinificação pensada para acentuar a complexidade, a estrutura e a frescura natural do vinho.
No copo, o novo branco revela um perfil aromático marcado por notas de flor de laranjeira, frescura cítrica e uma mineralidade vincada. Na boca, destaca-se pela elegância e persistência, assumindo-se como uma proposta versátil e gastronómica, ideal para dias mais quentes.
A aposta na região dos Vinhos Verdes remonta a 2010, mas ganha novo fôlego com a parceria firmada este ano com o Paço do Cardido, um espaço com forte tradição agrícola e vínica em Ponte de Lima. Este novo vinho junta-se ao portefólio da marca na região, que já inclui um Alvarinho e dois espumantes, todos com origem na mesma casta. A cápsula da garrafa, inspirada na flora exuberante do Paço do Cardido, reforça o vínculo à identidade local e à riqueza natural do território.
Com mais de 30 anos de percurso, João Portugal Ramos é uma das figuras centrais da modernização do setor vitivinícola português. O seu grupo está presente em diversas regiões, como o Alentejo, Douro e Beiras, e exporta cerca de 60% da produção para dezenas de mercados internacionais.
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Chega ao mercado a nova colheita do Marquês de Borba Reserva tinto 2021

06/06/2025

A colheita de 2021 do Marquês de Borba Reserva Tinto já está disponível e promete voltar a surpreender os apreciadores dos grandes vinhos do Alentejo. Com assinatura de João Portugal Ramos, esta é a 16ª edição daquele que é considerado o seu vinho mais emblemático, reunindo tradição, excelência e uma notável consistência ao longo de quase três décadas.

Desde a primeira colheita em 1997, Marquês de Borba tornou-se um símbolo da identidade alentejana, fruto da feliz coincidência de a adega e vinhas se localizarem na sub-região de Borba, e da ligação familiar ao título nobiliárquico Marquês de Borba, criado em 1811. Hoje, continua a ser um dos nomes de referência da região, respeitado tanto por enófilos como pela crítica especializada.

Produzido a partir das castas Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon, o vinho nasce de uma rigorosa seleção de uvas, colhidas manualmente e pisadas a pé em lagares de mármore. Este processo tradicional confere-lhe um carácter único, que é depois aprimorado durante 18 meses de estágio em meias pipas novas de carvalho francês, seguido de mais alguns meses de envelhecimento em garrafa.

O resultado é um vinho de cor retinta, com estrutura firme e taninos bem integrados. No nariz, destacam-se aromas de frutos vermelhos maduros, especiarias e compotas. Na boca, revela-se poderoso e elegante, com um final longo e distinto. Ideal para acompanhar pratos robustos como carne assada, caça, enchidos ou queijos curados, é também um vinho de guarda com excelente potencial de envelhecimento.

Para João Portugal Ramos, este vinho é o reflexo mais puro do seu estilo enquanto enólogo: «O Marquês de Borba Reserva tem tudo aquilo que procuro quando idealizo um vinho: concentração, harmonia, vinosidade, frescura e capacidade de envelhecimento».

Com um preço de venda ao público recomendado de 62,50€, o Marquês de Borba Reserva Tinto 2021 chega numa altura perfeita para ser descoberto – ou redescoberto – nesta Páscoa. Mais do que um vinho, uma herança viva do Alentejo em cada copo. 

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Região dos Vinhos Verdes reforça presença na Ásia com 30 produtores

04/06/2025

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes está a intensificar a sua aposta na internacionalização com um conjunto de ações promocionais no continente asiático, integradas no Plano de Promoção 2025 da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).  Desde abril a setembro, cerca de 30 produtores da região participam em iniciativas que decorrem em mercados estratégicos como Japão, Taiwan, Singapura e Malásia.

O Japão, já consolidado como um destino relevante para os Vinhos Verdes – com um volume de negócios que ultrapassa 1,6 milhões de euros e regista crescimentos anuais superiores a 20% – é novamente palco da presença da região na ProWine Tóquio 2025. Este evento contará com a participação de 16 produtores, além de dois seminários educativos liderados pelo reconhecido sommelier Koichi Tanabe, dedicados às castas autóctones e ao carácter inesperado dos vinhos da região.

Já em Taiwan, a Prova Anual da Região contará com 13 produtores e mais de 100 vinhos em prova. A par da degustação, a CVRVV promove dois seminários dirigidos a profissionais do setor e comunicação social, conduzidos por Thomas Ho, sommelier e educador vínico de renome, ligado à Taiwan Sommelier Association e colaborador de restaurantes com Estrelas Michelin.

A aposta em mercados emergentes como Singapura e Malásia concretiza-se com a realização de masterclasses em julho e setembro, respetivamente. Estas sessões visam apresentar os diferentes estilos dos Vinhos Verdes, destacando o seu potencial gastronómico, capacidade de envelhecimento e versatilidade em harmonizações.

«Em 2025, a CVRVV definiu um Plano de Promoção orçamentado em 2,9 milhões de euros, distribuído por mais de 10 mercados estratégicos. A entrada em novos destinos asiáticos, como Taiwan, Singapura e Malásia, responde à necessidade de explorar geografias com elevado potencial de crescimento e seguir a tendência positiva do Japão», sublinha Carla Cunha, Diretora de Marketing da CVRVV. «O perfil fresco, leve e gastronómico dos Vinhos Verdes torna-os ideais para acompanhar a culinária local, cada vez mais apreciada por consumidores exigentes e conhecedores».

Com estas ações, a Região dos Vinhos Verdes reforça a sua estratégia de internacionalização, posicionando-se como uma das mais dinâmicas regiões vitivinícolas portuguesas no mercado asiático.

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PRÉMIO NACIONAL DO ENOTURISMO VOLTA A DISTINGUIR OS MELHORES DO SETOR

31/05/2025

Cada vez melhor. Esta foi a frase mais ouvida no final da noite que distinguiu as melhores empresas, práticas e projetos enoturísticos em Portugal. Com Joana Cruz a apresentar a cerimónia e com os HMB como convidados musicais, Nelas foi o grande palco do 4.º Prémio Nacional do Enoturismo, numa cerimónia organizada pela APENO, que teve todos os ingredientes para correr bem: elegância, criatividade e muita animação

Se as três primeiras edições do Prémio Nacional do Enoturismo vieram provar que não há festa como esta no setor que funde o vinho e o turismo em Portugal, a quarta edição da Gala APENO / Ageas Seguros 2025 reforçou a qualidade e a excelência de um evento que tem sido cada vez mais aplaudido pelos profissionais e parceiros da atividade. Foi na Quinta do Castelo, em Nelas, no coração da região do Dão, que as melhores empresas, práticas e projetos de enoturismo viram o seu trabalho reconhecido. Com um elenco de luxo, em que a radialista Joana Cruz foi a anfitriã da cerimónia e os HMB animaram a plateia com a sua alegria e energia contagiante, os vencedores foram subindo ao palco para receber os prémios das 15 categorias. A saber:

Melhor Enoturismo de Portugal: Fita Preta;

Melhor Enoturismo Urbano: Cave Lusa;

Melhor Profissional: Luísa Rebelo – Torre de Palma;

Melhor Estadia: Monverde Wine Experience Hotel – Quinta da Lixa;

Melhor Restaurante: Quinta do Quetzal;

Melhor Chef de Cozinha: David Jesus – L’AND Vineyards;

Melhor Sommelier: Sílvia Gomes – WOW;

Melhor Sala de Provas: Quinta da Vacaria – Sala Vintage;

Melhor Empresa de Turismo: Pipadouro;

Melhor Projeto Inclusivo: Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito;

Melhor Projeto Sustentável: Herdade da Malhadinha Nova;

Melhor Loja: Quinta da Aveleda;

Melhor Arte e Cultura: Quanta Terra;

Melhor Inovação e Tecnologia: Yon Wine;

Melhor Hospitalidade: Ventozelo Hotel & Quinta.

 

Além deste reconhecimento aos profissionais e projetos de enoturismo nas categorias indicadas, a APENO ainda distinguiu com Prémios de Mérito e Incentivo Andreia Freitas, da Quinta do Crasto; Eduardo Ferreira, da Lavradores de Feitoria, Susana Pinho, da Quinta Nova da Nossa Senhora do Carmo e Zélia Reis, da Symington.

Do painel de mais de 250 jurados fizeram parte reconhecidos jornalistas do vinho e do turismo, entidades oficiais do setor, chefs  de cozinha e sommeliers, e ainda os associados da APENO. Enquanto os organismos oficiais votaram em diferentes regiões da sua, os profissionais do setor e os associados votaram em pessoas e projetos alheios.  «Mais uma vez, penso que superámos as expectativas. A nossa gala anual não é uma simples noite de entrega de prémios, é também um momento de reencontro e de bom convívio entre todos os profissionais do setor. Desta vez, estivemos no coração da região do Dão, em Nelas, e o objetivo é levar esta festa a todas as regiões do país. Queremos melhorar de ano após ano, o que se torna um enorme desafio, que temos vindo a superar sempre. Num ambiente elegante e diferenciador, tentamos acolher os nossos convidados de forma descontraída e divertida para que se sintam bem, parte desta festa, que é, afinal, de todos nós», disse Maria João de Almeida, Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO).

Com Joana Cruz a apresentar de forma animada e descontraída o evento e com um jantar elegantemente preparado pelo chef Henrique Ferreira, que presenteou os comensais com pratos típicos da região confeccionados com criatividade, os HMB fecharam com chave de ouro uma cerimónia que já se tornou a festa de referência do setor.

Com o main sponsor da Ageas Seguros e com a NiT como media partner, o Prémio Nacional do Enoturismo conta ainda com os patrocínios da Câmara Municipal de Nelas, da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, e ainda de reconhecidas empresas como o Grupo Amorim, Schott Zwiesel; Alug’Aqui, Gifts4Wine, Viagens Abreu, Biosphere e MCoutinho. Por último, conta ainda com o apoio institucional do Instituto da Vinha e do Vinho.

 

Os resultados podem ser consultados no site da Associação Portuguesa de Enoturismo.

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Graham’s Port lança pela primeira vez um exclusivo Porto Tawny 80 Anos

28/05/2025
A Graham’s Port acaba de anunciar o lançamento do seu primeiro Porto Tawny 80 Anos, uma edição raríssima e histórica que assinala não só os 200 anos da marca como também o 80.º aniversário de Peter Symington, figura incontornável da família que há várias gerações lidera a casa duriense. Este lançamento surge na sequência da nova categoria oficialmente reconhecida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), em janeiro deste ano.
Limitado a apenas 600 garrafas, o Graham’s 80 Year Old Tawny representa um feito notável na enologia portuguesa, sendo elaborado com vinhos que remontam à década de 1940, incluindo exemplares da época da Segunda Guerra Mundial. Foi cuidadosamente criado por Charles Symington, mestre provador e co-CEO da Symington Family Estates, como homenagem ao seu pai, Peter Symington, e à sua notável carreira dedicada ao Vinho do Porto.
«Vários dos vinhos que compõem este lote especial datam dos anos 40. As décadas que passaram a envelhecer resultaram num Porto velho verdadeiramente magnífico», afirma Charles Symington. «Foi um privilégio assinalar o 80.º aniversário do meu pai com este vinho de excelência e agora é uma honra partilhá-lo com o mundo».
O vinho apresenta uma textura cremosa e luxuosa, onde se destacam notas de caramelo, tangerina, marmelo, praliné e baunilha, terminando num final longo com sugestões de caramelo torrado, tabaco e chá preto. A acidez subtil proporciona-lhe frescura e equilíbrio, elevando ainda mais a complexidade e a sofisticação desta edição.
Visualmente marcante, o design da embalagem inspira-se nas árvores e plantas de longa vida que habitam o Vale do Douro, simbolizando o tempo, a memória e a longevidade partilhada entre o vinho e a paisagem que o viu nascer. O Porto Graham’s 80 Year Old Tawny junta-se agora à distinta gama de Tawnies Envelhecidos da marca — que já incluía os 40 e 50 anos — e estará disponível a um preço de venda ao público recomendado de 2.000 euros (75cl).
Fundada em 1820, a Graham’s é uma referência incontornável no universo do Vinho do Porto, com especial destaque para os seus icónicos Vintage, mas também para a inovação e excelência que marcam a produção dos seus Tawnies. Com sede nas históricas caves de Vila Nova de Gaia, onde repousam mais de 3500 cascos de carvalho e se encontra o prestigiado restaurante Vinum, a Graham’s continua a afirmar-se como um nome de peso no Douro e no mundo.
Mais informações em: www.grahams-port.com ou nas redes sociais da marca.
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Enoturismo do Alentejo em destaque nos Prémios MICHELIN 2025

27/05/2025
O Alentejo volta a destacar-se no panorama nacional, desta vez através da hotelaria. A primeira edição das Chaves Michelin em Portugal, uma nova categoria do guia mais prestigiado do mundo, distinguiu quatro projetos de enoturismo da região vitivinícola alentejana: Quinta do Paral (Vidigueira), Torre de Palma Wine Hotel (Monforte), Herdade da Malhadinha Nova (Albernoa) e São Lourenço do Barrocal (Monsaraz).
Para a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), esta distinção é «um reconhecimento claro da qualidade e sofisticação da oferta enoturística do Alentejo. Ver quatro unidades produtoras da região entre os melhores hotéis do país reforça o nosso posicionamento enquanto destino de excelência, onde o vinho e a hospitalidade caminham lado a lado», diz o Presidente, Luís Sequeira. Entre os premiados, Quinta do Paral e Torre de Palma Wine Hotel receberam duas Chaves Michelin, destacando-se pela combinação de serviço exemplar, design cuidado e uma experiência vínica envolvente e inesquecível.
O enoturismo no Alentejo vive um momento ímpar. A crescer pelo terceiro ano consecutivo, a região registou o melhor ano de sempre em 2024, com 195 mil visitantes, um crescimento de 21,6% face a 2023. O mercado nacional, o Brasil e os Estados Unidos lideram o top de nacionalidades que mais procuram esta região para experiências vínicas e culturais.
Das quatro unidades premiadas, apenas uma — São Lourenço do Barrocal — não é associada da APENO. As restantes integram a Associação Portuguesa de Enoturismo, que, juntamente com a CVRA, celebra esta conquista como «um motivo de orgulho coletivo e um sinal claro de que o enoturismo português está ao mais alto nível internacional».
As Chaves MICHELIN avaliam critérios como a qualidade do acolhimento, a singularidade da experiência e a autenticidade do local, sendo hoje um novo selo de excelência também na área do alojamento..
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Lançamento do Soalheiro Clássico 2024

26/05/2025
A família Soalheiro, um nome emblemático na viticultura de Alvarinho, anuncia o lançamento do Soalheiro Clássico 2024, a mais recente colheita deste vinho que tem conquistado paladares e se consolidado como uma referência na região. Este vinho é o reflexo de uma história singular, que começou na garagem de uma família e evoluiu ao longo dos anos para representar o melhor da viticultura familiar no Alto Minho.
A nova colheita é descrita como uma das mais entusiasmantes dos últimos anos, prometendo encantar os apreciadores pela sua frescura e capacidade de envelhecimento em garrafa. Para celebrar este lançamento, a Soalheiro irá enviar aos seus clientes duas garrafas de Soalheiro Clássico: uma da safra 2024 e outra de uma colheita antiga, permitindo a comparação entre a juventude da nova colheita e a maturação que o tempo pode proporcionar.
Além disso, a família Soalheiro é recentemente certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade, evidenciando o compromisso com práticas agrícolas mais sustentáveis, incluindo a redução do peso das garrafas e de outras embalagens ao longo dos últimos anos. Com o lançamento do Soalheiro Clássico 2024, a vinícola reafirma o seu compromisso com a qualidade, a tradição e a preservação ambiental, consolidando-se como uma das grandes referências no vinho português.
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Arinto Wine Sunset regressa à Quinta do Boição

23/05/2025
A Quinta do Boição, em Bucelas, volta a receber no dia 5 de julho mais uma edição do Arinto Wine Sunset, um final de tarde vínico e sensorial que convida a brindar ao verão com o icónico Arinto DOC Bucelas. Entre as 16h30 e as 20h30, o evento promete uma experiência descontraída e memorável, com música, petiscos e paisagens que fazem jus à tradição vitivinícola da região.
Num ambiente pensado para celebrar a ligação entre a natureza e o vinho, o DJ ucraniano Vlad Fisun será responsável pela banda sonora do entardecer, com uma seleção de jazz suave, bossa nova, slow disco e outras sonoridades perfeitas para acompanhar um copo ao pôr do sol.
O Arinto Wine Sunset é já um dos eventos vínicos de referência na região de Lisboa, unindo cultura, gastronomia e enoturismo num cenário único. Os bilhetes estão disponíveis por 30 euros por pessoa, com opção early bird de 50 euros para duas pessoas. Para mais informações e reservas: enoturismo@enopoint.pt
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