A Herdade do Rocim convida-o a brindar ao amor com vinhos selecionados e experiências de enoturismo

12/02/2024

No mês do amor, a Herdade do Rocim convida-o a celebrar o romance com duas propostas que não deixarão os apaixonados indiferentes. Para um jantar romântico, nada como escolher um destes três vinhos selecionados por este produtor alentejano, para regar com elegância a sua celebração: o Mariana Rosé; o Bela Luz Tinto; ou o Herdade do Rocim Amphora, vinho de talha Tinto. Também pode optar por levar a sua cara-metade para um fim de semana inesquecível em Cuba, no Alentejo, onde o amor e o vinho se encontram em plena harmonia. Durante todo o mês de fevereiro, com o código de desconto Valentim15, aproveite os 15% de desconto que a Herdade do Rocim oferece para que viva a dois uma experiência única de enoturismo. Conheça todos os detalhes destas ofertas aqui: https://rocim.pt/.

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Pouca Roupa para o Dia dos Namorados

12/02/2024

A pensar na noite mais romântica do ano, o Grupo João Portugal Ramos sugere o trio de vinhos da gama Pouca Roupa branco, tinto e rosé. De perfil fresco, alegre e irreverente, estes vinhos são a sugestão ideal para acompanhar um jantar especial ou para brindar com a sua cara-metade no dia de S. Valentim. Brinde esse que até pode ser em Paris, dado o passatempo existente no perfil de Instagram da marca, cujo vencedor terá direito a um fim de semana para duas pessoas na cidade do amor. 

O Pouca Roupa Branco 2023, colheita acabada de ser lançada no mercado, é o vinho ideal para acompanhar pratos de peixe, marisco, carnes brancas e pastas. Trata-se de um monovarietal de Sauvignon Blanc, com aroma fino e intenso, e com notas de fruta tropical. Na boca a acidez está bem presente e casada com a doçura da fruta. O seu final de boca é longo e persistente.

Já o Pouca Roupa Rosé 2023 acompanha bem saladas mediterrânicas e culinária oriental. É um um blend das castas Aragonez, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon e caracteriza-se pelo aroma dos frutos vermelhos, bem casados com a componente vegetal. É um rosé com volume, equilibrado e de final prolongado, que também é uma ótima solução para ser bebido servido como aperitivo.

Por fim, o Pouca Roupa Tinto 2022 é feito a partir das castas Alicante Bouschet, Touriga Franca e Touriga Nacional. Neste vinho, destacam-se os aromas de frutos vermelhos como a cereja, amora e cassis, envolvidos por suaves notas balsâmicas. É a sugestão perfeita para os apreciadores de queijos e da culinária tradicional portuguesa.

Para assinalar esta época especial, os vinhos Pouca Roupa estão a sortear no seu perfil de Instagram, um fim de semana para duas pessoas, em Paris. Consulte o perfil da marca para saber como se pode habilitar a ganhar esta viagem à cidade luz.

Jovens, irreverentes e reconhecidas no mercado, os vinhos Pouca Roupa apresentam-se com nome invulgar vai buscar inspiração a diferentes contextos: além de ser um apelido muito comum no Alentejo é, acima de tudo, o nome do monte onde está implantada a vinha que dá origem a estas referências.

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Dia dos Namorados: Quinta do Bomfim oferece prova com pairing de chocolate

11/02/2024

O amor está no ar e a Quinta do Bomfim não foge à regra. Localizada no Pinhão, no coração do Douro, a histórica propriedade da família Symington vai assinalar o Dia dos Namorados com uma oferta especial a todos os que optarem por celebrar a efeméride com uma visita guiada. De 14 a 18 de fevereiro, os visitantes terão acesso, sem qualquer custo adicional, a uma prova de Graham’s Six Grapes, harmonizada com chocolates. Além da visita, que tem um custo de 18 euros, e da prova de oferta, as restantes opções de provas, que incluem várias referências do portefólio de vinhos da Symington e com preços a começar nos 25 euros, permanecem disponíveis.

Tal como no resto do ano, as diversas atividades oferecidas pelo Centro de Enoturismo estarão disponíveis durante estes dias e a Quinta do Bomfim convida todos os visitantes a conhecê-las e a aproveitar uma das mais românticas paisagens da região. O passeio pela vinha, que tem um custo de oito euros e que inclui um kit que reúne os elementos necessários para uma caminhada confortável, é uma das sugestões. Já o restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos estará de portas abertas aos que optarem por assinalar a data com uma refeição requintada, num ambiente caloroso que reproduz as antigas cozinhas do Douro. O restaurante, situado na propriedade, tem novidades na carta e vai disponibilizar, a partir de 13 de fevereiro, menus de degustação. Para mais informações sobre as modalidades de visita disponíveis, contactar quintadobomfim@symington.com.

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Winelentine’s: as sugestões da Quinta de Santa Cristina para brindar ao amor 

10/02/2024

A Quinta de Santa Cristina sabe que não há melhor forma de surpreender a sua cara-metade do que um copo de bom vinho. A pensar nisso, apresenta três sugestões que prometem as delícias dos apaixonados na hora de brindar ao amor: o Espadeiro Alvarinho (PVP: 13,50€), um rosé com perfil mais gastronómico que combina a frescura do Espadeiro com a elegância e estrutura do Alvarinho; o Padeiro-Sousão (PVP: 6,75€), um vinho tinto que representa a perfeita união entre as duas castas emblemáticas da Região dos Vinhos Verdes, Padeiro e Sousão; e o Espumante Reserva Branco Bruto 2020 (PVP: 13,50€), com notas cítricas aliadas a algum fruto seco, mostrando na boca uma acidez equilibrada. Para combinar com esta seleção de vinhos, a Quinta de Santa Cristina propõe um bombons de Espumante Tinto (PVP: 9,50€), com 12 bombons de cacau recheados com Espumante Reserva Tinto. Além destas sugestões, os casais apaixonados têm também outro programa que lhes permite viver a dois uma experiência única na Quinta de Santa Cristina. O programa Winelentine’s permite-lhe uma visita guiada à vinha e às adegas deste produtor em Celorico de Basto, bem como a plantação de uma videira e uma harmonização de uma tábua regional com o Espumante Reserva Branco da Quinta de Santa Cristina, pelo preço de 35€ por casal. É só escolher como quer brindar ao amor. 

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Wome Box sugere caixa mistério de vinhos para o Dia dos Namorados 

09/02/2024

O Dia dos Namorados está a chegar, e para surpreender o/a namorado/a nada como uma caixa-mistério de vinho da Wome Box. A Wome é um serviço de subscrição que envia todos os meses aos seus clientes novos rótulos que surpreendem pela sua excelente relação qualidade / preço. E, para o Dia dos Namorados, criou uma edição especial, a Celebrate Love Box. 

Seleccionados pelos consultores de vinho da empresa, a box pode ser enviada para Portugal ou qualquer outro país da Europa. Segundo Filipe Rebelo, proprietário da Wone, a Celebrate Love Box inclui aqueles vinhos que despertaram maior curiosidade e tiveram um feedback muito positivo por parte dos seus assinantes. Uma selecção que certamente vai agradar a todos. 

A Celebrate Love Box custa 70€. É composta por um vinho branco, dois tintos e um espumante, acompanhados por uma surpresa que irá complementar a criar  um ambiente romântico no Dia dos Namorados. Quem gostar e quiser receber as box da Wome durante todo o ano poderá fazê-lo através da plataforma https://wome.pt/ 

Recorde-se que a Wome Box surgiu no início da pandemia quando, impedido de usufruir de experiências gastronómicas e vínicas, Filipe Rebelo pensou em criar um serviço que pudesse colocar os portugueses, apaixonados por vinho e comida, em contacto com novos sabores todos os meses de forma surpreendente. Assim, a Wome Box  apresenta 4 novos vinhos portugueses todos os meses, entregues numa caixa mistério. A seleção é feita pelo Filipe com a ajuda de especialistas na área – enólogos, sommeliers, entre outros – que trazem a diversidade na visão dos vinhos e das receitas que os acompanham. 

O serviço iniciou em outubro de 2020 e, além dos 4 vinhos, esta caixa mistério inclui receitas de Chefs, entre os quais Miguel Laffan (Torre de Palma, Monforte), Vítor Santos (Nó de Gosto, Tavira); Pedro Almeida (Can the Can, Lisboa), Sebastião Vasconcelos (Mesa do Bairro, Lisboa), Ricardo Gonçalves, do Sauvage (Lisboa), entre outros. 

O preço da subscrição mensal é de 57,99€ com portes incluídos, embora também esteja disponível para compras pontuais. O valor da WOME BOX será sempre o mesmo todos os meses, permitindo colocar na caixa vinhos de regiões, produtores e valores diferentes, numa excelente relação qualidade-preço. Além da Mistery Box, a Wome lançou também algumas variações para dar resposta a pedidos que foram tendo, como por exemplo uma selecção só de rosés, de espumantes, vinhos premium ou para dias especiais, como o dia da mãe ou do pai, ou para empresas, entre outros. 

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Celebre o Dia dos Namorados na boa companhia do Dona Santana 2007 Tinto, da Quinta de Lemos 

09/02/2024

Elegante, com aroma frutado e perfeito para desfrutar com tranquilidade ao sabor das promessas de paixão, o vinho “Dona Santana 2007 Tinto” é a proposta da Quinta de Lemos para celebrar aquele que é o dia mais romântico do ano, o Dia de São Valentim. Composto pelas quatro castas tintas da região do Dão, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro, este “Dona Santana 2007 Tinto” é a companhia perfeita para um jantar romântico, harmonizando muito bem com carnes vermelhas, brancas e queijos. Produzido pelo enólogo Hugo Chaves, este tinto casa bem também com a paixão e com o romance. Celebre assim o Dia dos Namorados de forma especial, na companhia deste vinho (PVP 24,90€), com a assinatura da Quinta de Lemos. 

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Cupido apresenta vinho do Porto e chocolates na Quinta do Bomfim

06/02/2024

O dia mais romântico do ano aproxima-se e, na Quinta do Bomfim, o amor vai estar no ar. Entre 14 e 18 de fevereiro, os visitantes da histórica propriedade da Symington Family Estates, localizada no Pinhão, serão recebidos com um mimo especial. Para celebrar o Dia dos Namorados, e para aproveitar o melhor que o terroir do Douro tem para oferecer, todos os que adquirirem a visita guiada vão receber, de oferta, uma prova de Graham’s Six Grapes, harmonizada com chocolates.

Além da visita, que tem um custo de 18 euros, e da prova de oferta, os visitantes podem ainda usufruir das restantes opções de provas da Quinta do Bomfim, que incluem diversas referências do portefólio da família Symington (a partir de 25 euros). Os visitantes podem ainda desfrutar das restantes atividades que o Centro de Enoturismo oferece, como os passeios na vinha (a partir de oito euros, dando acesso a um kit de essenciais para a realização do mesmo). Já os que preferirem complementar a experiência com uma refeição mais requintada, a sugestão passa por um jantar no restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos, localizado na propriedade. Com o aroma dos fornos e fogões a lenha no ar, e com uma cozinha de plano aberto como cenário de fundo, o restaurante apresenta uma carta diversificada, com pratos clássicos do receituário português.

Há cinco gerações na família Symington, a Quinta do Bomfim é a casa por excelência dos reconhecidos vinhos do Porto Dow’s, contando com várias atividades disponíveis para os seus visitantes ao longo de todo o ano. A propriedade tem vindo a somar vários prémios ao longo dos últimos anos, como os dois “Global Winner” (em 2017 e 2024) e duas distinções “Regional Winner” nos Best of Wine Tourism, bem como três prémios no TOP 50 World’s Best Vineyards (nos anos 2019, 2021 e 2022).

 Sendo facilmente acessível, a Quinta do Bomfim localiza-se a cerca de uma hora e meia de carro do Porto e a apenas 350 metros da estação ferroviária do Pinhão, com ligação a Campanhã. Por esse motivo, na época baixa e antes dos meses de maior turismo, a Quinta do Bomfim mantém as portas abertas, com os visitantes nacionais – portugueses e estrangeiros residentes em Portugal – em mente. Para mais informações sobre as modalidades de visita disponíveis, contactar quintadobomfim@symington.com.

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ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ENOTURISMO CRIA REVISTA E WEB CANAL PARA INTERNACIONALIZAR O ENOTURISMO PORTUGUÊS

01/02/2024

Os novos meios de comunicação da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) vão dinamizar internamente o sector e impulsionar a sua visibilidade além fronteiras.

A Associação Portuguesa de enoturismo (APENO) aproveitou o Encontro dos Profissionais de Enoturismo, que decorreu esta semana, na Universidade Europeia, em Lisboa, para anunciar a sua estratégia de internacionalização, que passa pela criação de uma revista (Wine Tourism Magazine) e de um canal web (Wine Tourism TV) dedicados exclusivamente ao enoturismo português.

Estes media têm como objectivo promover, divulgar e nivelar por cima o enoturismo português. Segundo revelou a presidente da APENO, Maria João de Almeida, trata-se de «uma revista trimestral, premium, um objeto de coleção produzido com papel de alta qualidade e um design de alto nível», que será impressa em português e em inglês para assinantes, e disponível on-line por um preço simbólico. Quanto ao canal, lançado em parceria com a CRITEC e a Log Visuals, «a aposta recairá em programas e outros vídeos de qualidade, todos legendados em inglês».

Envolvente e informativa, a Wine Tourism Magazine destina-se a enoturistas mas também a todos os players dos setores do enoturismo, turismo e vinho. Um público muito diversificado que inclui um grande leque de empresas, entre os quais produtores de vinho, agências de viagens, agências de animação turística, hotéis, wine bars, restaurantes e garrafeiras que trabalhem diretamente com o setor. Assim como entidades oficiais ligadas aos setores do turismo e do vinho (comissões vitivinícolas regionais, entidades regionais de turismo, rotas dos vinhos, municípios, entre outros).

«Numa época em o jornalismo tem seriamente de repensar a sua noção de qualidade, decidimos apostar não só nos materiais e design da revista, como na qualidade dos jornalistas, uma equipa de grande nível, com formação e a vivência das grandes redações de reconhecidos media nacionais, que darão informação de qualidade, investigada, confirmada e credível. Teremos na Wine Tourism Magazine, reportagens, artigos de opinião e entrevistas. Estes conteúdos darão a conhecer as questões mais pertinentes do setor, as nossas empresas de enoturismo (em ambiente rural e urbano), as nossas regiões, os vinhos e as castas, as personalidades de referência. A nossa missão é mostrar e aproximar os leitores da realidade deste setor em Portugal, que pretende alcançar o lugar cimeiro a nível mundial», revela Maria João de Almeida. «A maquete foi apresentada no Encontro dos Profissionais de Enoturismo no final de Janeiro e contamos lançar o primeiro número em Maio ou Junho», remata.

Tal como a revista, também a Wine Tourism TV pretende dar a conhecer o mundo do enoturismo português, de uma forma descontraída e didática. Nesta plataforma web serão produzidos e publicados, regularmente, conteúdos que vão envolver os espectadores numa experiência televisiva dinâmica. Além de revelar o melhor do enoturismo, das regiões e dos profissionais do sector em Portugal através de programas regulares, vamos também ter um espaço para que as entidades oficiais revelem o melhor das suas regiões neste espaço. «Há uns meses gravámos os primeiros programas, que serão disponibilizados muito em breve na Wine Tourism TV. Fomos a enoturismos de referência, como a Herdade da Malhadinha no Alentejo ou a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro, mas vamos percorrer todo o país dando a conhecer quem melhor trabalha o sector», informa ainda Maria João de Almeida. Segundo a presidente da APENO, estes conteúdos serão lançados regularmente na plataforma e anunciados a um público nacional e internacional que envolve enoturistas, jornalistas, compradores e organizações do sector.

Mais informações: 

apeno@enoturismodeportugal.pt

Carolina Sobreiro

Vanda Alves

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Quinta de Chocapalha sugere escapadinhas para o Inverno

24/01/2024

Os dias mais frios pedem programas quentes para a alma. É com isto em mente que a Quinta de Chocapalha, localizada na histórica aldeia galega da Merceana, a apenas 45 minutos de Lisboa, sugere escapadinhas de fim de semana para fazer com a família ou amigos e que aconchegam qualquer visitante. Explorar o enoturismo da Quinta com uma prova de vinhos à lareira, harmonizada com charcutaria local, aguçam o apetite para conhecer a história, a natureza e as vinhas da Chocapalha.

Com visita guiada às vinhas, adega e sala de barricas, sempre na companhia de um membro da família Tavares da Silva, a Quinta de Chocapalha tem à sua disposição quatro experiências únicas: a “Discovering Chocapalha”, que inclui a visita e a prova de três vinhos; a “Wine lover Chocapalha”, com uma prova de três vinhos, incluindo um topo de gama; e a experiência  “Terroir of Chocapalha”, na qual são servidos quatro vinhos, incluindo dois topos de gama, além de ser possível descobrir as características singulares das referências da Quinta, que refletem o terroir único e a influência da proximidade do Atlântico.Por fim, e a pensar nos vinhos essencialmente gastronómicos que são produzidos em Chocapalha, também é possível saborear os rótulos da casa à mesa, através da experiência “Wine Tasting & Lunch na Quinta de Chocapalha”. Este é um programa intimista e preparado de maneira a encher as medidas de todos os amantes de vinhos. O almoço inclui entrada, prato principal, sobremesa e café ou chá, e é harmonizado com um total de quatro vinhos (o menu é enviado com antecedência e o almoço é precedido de uma visita guiada à quinta).
Todas as experiências requerem marcação prévia através do website www.chocapalha.pt/enoturismo ou dos contactos: 263 769 317 | visitas@chocapalha.com. Preços: dos €30 aos €110 por pessoa.
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Profissionais do Enoturismo reúnem-se para trabalhar melhor o setor

16/01/2024

A Rentabilidade, Internacionalização e Legislação do Enoturismo serão os temas em destaque na segunda edição do Encontro dos Profissionais do Enoturismo organizado pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO). Neste evento serão também revelados novos projetos, parcerias e outras novidades para 2024.

O 2º Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo será realizado no dia 31 de Janeiro, com o apoio da Universidade Europeia, no pólo de Carnide, na Quinta do Bom Nome, Estr. da Correia 53, 1500-210 Lisboa, a partir das 14h30.

Este evento anual reúne profissionais do setor a trabalhar em adegas, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes, garrafeiras, hotéis ou outros espaços que pratiquem Enoturismo, em ambiente rural ou urbano. Com uma componente nacional e internacional, já é o evento de referência do setor pelos temas pertinentes e relevantes que apresenta e debate. O evento conta com a presença de profissionais experientes que nos trazem contributos e visões para a melhoria do setor, além de influentes personalidades públicas ligadas ao mundo do vinho e do turismo, com poder de decisão nesta área.

«O nosso objetivo é discutir e debater temas que contribuam para elevar o nível de qualidade dos serviços de Enoturismo em Portugal. Este ano vamos mostrar que o Enoturismo é um negócio rentável, vamos abordar a internacionalização do Enoturismo português, e revelar projetos e parcerias que terão um impacto positivo no setor. E também dar a conhecer, em primeira mão, os passos que estamos a dar em direção à criação de uma legislação nacional para o Enoturismo, falar da legislação mundial já existente, entre outros temas pertinentes e urgentes que vão contribuir para a organização do setor», afirmou Maria João de Almeida, Presidente Executiva da APENO.

«Além disso, é um evento anual que promove momentos de partilha, brainstorming, convívio e boa disposição entre os profissionais de todo o país», remata.

O programa este ano inclui, além dos painéis nacionais que vão focar-se em dois temas fortes do Enoturismo – a internacionalização e a rentabilidade do setor – vai contar com a presença (on-line) de dois convidados internacionais especiais, a professora Chiara Tincani, da Universidade de Verona (Itália) e o advogado Oscar Barney (da Cruz Barney Perez Cuellar Abogados), que vão dar a conhecer a legislação relativa ao Enoturismo já existente nos seus respectivos países. «Sabemos que a legislação para o Enoturismo em Portugal acabará por surgir, e que o Enoturismo será um dia um setor organizado, é uma evolução natural, a APENO e os seus associados já reclamam por isso há muito tempo. É pena que o Governo teime em não abrir os olhos e que tenhamos de ir atrás de outros países, quando podíamos ter sido pioneiros nesta matéria. Mas, mais vale tarde do que nunca!», ironiza, Maria João de Almeida

Por último, o evento contará ainda com um momento especial – a Bolsa de Emprego APENO. Durante este momento, que decorrerá no final do evento, candidatos de todo o país terão a oportunidade de se inscrever para trabalhar em Enoturismo, e também de conhecer alguns dos associados da APENO. «Existe uma grande procura por profissionais de Enoturismo, por essa razão, a APENO investiu nesta plataforma onde estão inscritos profissionais que já trabalham no setor há algum tempo mas também pessoas com formação que querem começar a dedicar-se a esta área. A Bolsa de Emprego é interna e só os nossos associados têm acesso a esta plataforma, é uma das vantagens de pertencer à APENO, e é com muito orgulho que informo que já conseguimos colocação de muitos destes profissionais nas empresas dos nossos associados», diz Salvador Salazar Leite, um dos vice-presidentes da APENO e responsável pela gestão da plataforma.

Além do apoio da Universidade Europeia, o evento conta ainda com outras empresas parceiras, entre as quais a Ageas Seguros, Alug’Aqui, Delta Café e a Gifts4Wine.

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