1990 Premium Wines sugere vinhos para o Dia do Pai
17/03/2023A 1990 Premium Wines, a divisão de vinhos topo de gama do grupo Global Wines, produtor dos vinhos mais luxuosos da região do Dão, tem propostas exclusivas de presente para o Dia do Pai, que se celebra no próximo dia 19 de março. São presentes especiais onde pontuam alguns dos seus vinhos mais emblemáticos, considerados pela crítica entre os melhores de Portugal.
Entre as várias propostas, destaque para os conjuntos ‘O Melhor Espumante de Portugal para o Melhor Pai do Mundo’ e ‘O Melhor Pai do Mundo’, que representam uma oportunidade única para dar a conhecer aos pais algumas das marcas icónicas da 1990 Premium Wines, com vinhos da autoria do enólogo Osvaldo Amado. O conjunto ‘O Melhor Espumante de Portugal para o Melhor Pai do Mundo’ é constituído por duas garrafas de espumante – uma de Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional Blanc de Noirs e uma de Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado Blanc de Blancs, sendo que este último foi eleito ‘Melhor Espumante do Ano’ em 2021, no Concurso de Vinhos de Portugal.
O conjunto ‘O Melhor Pai do Mundo’ oferece dois dos melhores vinhos produzidos pela 1990 Premium Wines na sua Herdade Monte da Cal, no Alentejo, num conjunto sublime e exclusivo 1990 Premium Wines. É constituído por uma garrafa de Vinha de Saturno Tinto e uma garrafa de Vinha de Saturno Branco, que representam a autenticidade e a frescura dos vinhos alentejanos, numa distinta embalagem craft.
«Porque pais especiais merecem vinhos especiais, preparámos algumas propostas que incluem alguns dos nossos melhores vinhos, entre os quais os espumantes produzidos na célebre Vinha dos Amores, em Santar, e dois dos melhores vinhos originários das nossas vinhas do Alto Alentejo. Para além de prestigiar os pais, é uma oportunidade de lhes dar a conhecer alguns dos melhores vinhos nacionais, das várias regiões demarcadas», salienta Vítor Castanheira, CEO da 1990 Premium Wines.
O presente ‘O Melhor Espumante de Portugal para o Melhor Pai do Mundo’ custa 45,00€ e o presente ‘O Melhor Pai do Mundo’ 42,00€, estando ambos disponíveis na loja online da 1990 Premium Wines, em https://1990.wine/loja/, sendo limitados ao stock disponível.
2 Sugestões do Douro para brindar no Dia do Pai
16/03/2023A Lavradores de Feitoria e a Quinta do Pôpa, dois produtores do Douro associados da APENO lançam as suas sugestões para o Dia do Pai.
Para celebrar e brindar o seu pai neste dia tão especial, a produtora duriense Lavradores de Feitoria, sugere um vinho da gama terroir – o Quinta da Costa das Aguaneiras tinto 2018. Este é um vinho onde a Touriga Nacional é abraçada pela Tinta Roriz, pela Touriga Franca e por uma complexa mistura de castas autóctones, plantadas em Vinhas Velhas. Com fermentação em lagares de granito e estágio em barricas de carvalho francês novas, durante um ano, é um vinho cheio e poderoso. Uma homenagem aos típicos tintos do Douro: encorpados, com fruta madura, complexidade, estrutura e capacidade de evolução. Já com selo de qualidade da crítica mundial, traduzida em 90 pontos Robert Parker, o Quinta da Costa das Aguaneiras tinto 2018 apresenta uma cor vermelha viva, intensa e profunda. No nariz, é bastante frutado, intenso e complexo. Salientam-se aromas de fruta vermelha madura – como amora, ameixa e ligeiro cassis – e notas de frutos secos e baunilha, provenientes do seu estágio em madeira. No paladar, a primeira sensação é de frescura, plena de fruta e equilíbrio. Com taninos suaves, apresenta uma boa acidez e uma excelente estrutura, que lhe proporcionam um bom final de boca fresco e longo. Promete longevidade.
Para celebrar e homenagear todos os pais, a sugestão da Quinta do Pôpa é o seu ex-libris ‘Pôpa Black Edition tinto 2018’. Este é um vinho, que mais o seu homólogo branco, carrega a alma do Douro de uma forma mais profunda e autêntica, com presença de Vinhas Velhas, expressando-as num estilo vivo e elegante. Touriga Nacional (40%), Touriga Franca (40%) e Vinhas Velhas (20%), em exclusivo do terroir da Quinta do Pôpa, são o segredo que está por detrás do ‘Pôpa Black Edition tinto’, um vinho tipicamente duriense, na criação, mas com uma elegância e finesse, que lhe confere muito prazer à mesa. Vindima manual para caixas de 20kg, transportadas para a adega, para desengace, seguido de esmagamento feito em lagar, com o processo tradicional de pisa-a-pé. A fermentação alcoólica inicia-se ainda nos lagares e termina em cubas de inox. Parte do blend fez maceração pós-fermentativa, tendo a fermentação maloláctica decorrido em cubas de inox. Estágio em barricas de carvalho francês, durante 12 a 15 meses. De cor rubi profunda, o ‘Pôpa Black Edition tinto 2018’ tem um aroma bastante intenso a frutos silvestres maduros, como amoras e cerejas pretas. A sua complexidade, que tende a revelar-se ao longo da prova, provém do estágio em barricas, que lhe conferem notas de especiarias e madeiras exóticas. Na boca, acidez presente, com taninos firmes e maduros, bem envolvidos no seu corpo e volume, a transmitirem uma boa sensação de frescura. Final longo, intenso e com excelente persistência.
Vinhos do Alentejo lançam campanha de sensibilização junto de consumidores
14/03/2023«Desde 2015 a trabalhar para ficar tudo na mesma»: este é o mote da campanha que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) lançou no inicio de Março e que pretende despertar os consumidores para a urgência da mudança de paradigma e para a adoção de comportamentos sustentáveis, ao mesmo tempo que dão a conhecer a aplicação, na região, do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), iniciativa pioneira no país e única no que diz respeito à certificação de produção sustentável. Manter a região tal como a conhecemos é o objetivo do PSVA que surgiu em 2015 e conta já com 632 membros, que representam já 58% da área de vinha do Alentejo.
Para além dos notórios benefícios ambientais que traz ao implementar uma vitivinicultura que respeita os recursos naturais, a biodiversidade e o ritmo da natureza, a adoção ao PSVA resulta, ainda, em assinaláveis vantagens económicas para os produtores e, consequentemente, para a economia de toda a região. «Queremos que os consumidores sintam que, ao optarem por um vinho alentejano de produção sustentável, estão a premiar os produtores que se preocupam em produzir vinho, respeitando os recursos naturais e contribuindo para melhorar o NOTA DE IMPRENSA 02.03.2023 | PÁGIINA 2 DE 2 presente e o futuro da região: mais recursos ambientais e económicos e, consequentemente, melhores condições sociais», salienta Francisco Mateus, presidente da CVRA.
A campanha que estará online nas principais plataformas digitais nacionais – das redes sociais até à imprensa – conta com a assinatura da agência Projecto Manhattan e pretende chegar a diferentes gerações que encaram a sustentabilidade com diferentes graus de importância, sensibilizando o consumidor final para o consumo de vinhos produzido de uma forma sustentável, uma realidade cada vez mais presente nos vinhos alentejanos.
SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA: A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia. Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.
Nova edição do ‘Tejo a Copo’ acontece a 11 de março em Santarém
08/03/2023Como prometido pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) no balanço da última edição, o Tejo a Copo deste ano acontece na data então anunciada: sábado, dia 11 de março de 2023, entre as 15h00 e as 21h00, como habitual, no Convento de São Francisco, em Santarém. Na sua 5.ª edição, este é um evento que veio para ficar no plano de promoção dos Vinhos do Tejo e de atração enogastronómica e cultural da capital do distrito de Santarém. Ano, após ano, a adesão tem sido cada vez mais dinâmica e maior o número de enófilos e apreciadores de vinho, vindos de todo o país e até estrageiros.
Tendo em conta a data eleita, a arquitetura e dinâmica do Convento de São Francisco não permitem um crescimento no que toca ao número de produtores, que esta ano volta a ser de vinte e seis (26), todos reunidos na nave principal. De referir que, a primeira edição do Tejo a Copo com produtores exclusivamente da região foi em 2019 e, na altura, foram dezoito os presentes. Nesta edição de 2023, a destacar a estreia de quatro agentes económicos: a ODE Winery, novo projeto de um investidor estrangeiro; o enólogo e produtor Hugo Mendes, cada vez mais empenhado em desenvolver o seu portefólio de Vinhos do Tejo; e as empresas Casal da Fonte e SIVAC. Os restantes 22 produtores são já repetentes, sinal da sua convicta vontade de marcar presença neste evento que é de todos.
O Tejo a Copo é um evento de acesso livre e a degustação dos vinhos é gratuita, embora só passível de ser feita mediante a compra do copo oficial do evento: custa €3,50 e é vendido à entrada.
A organização acrescentou duas novidades à edição deste ano. A primeira é a possibilidade dos mais acérrimos enófilos provarem vinhos mais exclusivos e, por conseguinte, de um patamar de preço mais elevando, nem sempre acessíveis nestes eventos. É de escolha livre, sendo que cabe a cada produtor avançar ou não com esta possibilidade, fazendo a seleção do ou dos vinhos em questão. Se, por um lado, os vinhos vão estar no espaço do produtor, as senhas – de €3,00 e €5,00 – são vendidas à entrada do evento. A segunda novidade é a possibilidade de compra de uma seleção de vinhos presentes no Tejo a Copo 2023, com um preço especial e oferta de portes de envio para Portugal Continental. A encomenda e o pagamento têm, obrigatoriamente, de ser feitos no decorrer do evento, junto do espaço da Rota dos Vinhos do Tejo.
O programa do Tejo a Copo volta a incluir ‘conversas sobre o vinho’, conduzidas pelo sommelier e embaixador dos Vinhos do Tejo, Rodolfo Tristão, sendo que se preveem novidades para este ano. No que toca à vertente gastronómica, nesta edição voltam a ser dois os restaurantes representados: o Amassa, com uma cozinha italiana e recentemente aberto por Francisco Calheiros, em Santarém; e o tradicional 150 Gramas, de Pedro Teles, o surfista que, graças a uma dor de costas, virou chefe e proprietário deste e de outro restaurante em Vila Franca de Xira. Nota ainda para a animação musical, que este ano é complementada – para além do DJ na zona dos produtores – com música ao vivo no centro dos claustros do Convento de São Francisco, para além do junto dos produtores.
Para o ano de 2023, a CVR Tejo promete continuar a apostar em iniciativas que promovam a Região dos Vinhos do Tejo, os seus produtores, a sua gastronomia e o vasto património territorial e cultural da região.
TEJO A COPO 2023
Data: Sábado, dia 11 Março de 2023
Horário: 15h00 às 21h00
Local: Convento de São Francisco, em Santarém (Rua 31 de Janeiro)
Bilhetes: Entrada livre
Preço do copo de prova: €3,50
Preço de petisco (unidade): €6,00
Aveleda é empresa do ano
06/03/2023A Grandes Escolhas distinguiu os melhores dos setores do vinho e da gastronomia em Portugal em 2022, numa cerimónia que teve lugar no Centro de Alto Rendimento, Velódromo de Sangalhos, em Anadia.
«Empresa familiar mais que centenária, não deixa, por isso, de ser uma das mais dinâmicas, inovadoras e rentáveis. Um dos segredos do seu sucesso está na forma como são transmitidos os valores e o conhecimento de geração em geração, bem como, uma cultura empresarial assente na capacidade de pensar a longo prazo. Assim, antecipam-se problemas e constroem-se soluções duradouras. Presente em várias regiões vinícolas do extremo norte ao extremo sul do país, transmite uma imagem de solidez e consistência; eleva o nome de Portugal e dos seus vinhos a todos os cantos do mundo» enalteceu Nuno Oliveira Garcia, crítico da Grandes Escolhas.
António Guedes, co-CEO da Aveleda e 5ª geração da família Guedes, agradeceu o prémio a toda a equipa da revista e acrescentou: «É um enorme privilégio receber este prémio. Para mim obviamente torna-se um ano mais especial, depois da morte do meu pai no ano passado. O meu pai foi um dos grandes dinamizadores da Aveleda antes da minha geração, eu e o Martim, e isso tem uma força muito especial, um sentimento muito forte. O meu coração está com o meu pai, a quem dedico este prémio com muita alegria. Fico muito contente, muito grato por ver este trabalho do Martim e meu ser reconhecido no dia de hoje, por acrescentarmos valor, esperando continuar a acrescentar no futuro».
Recorde-se que a Aveleda, em Penafiel, foi fundada em 1870, por Manoel Pedro Guedes. Hoje nas mãos da quinta geração, a Aveleda S.A. é o maior produtor e exportador de Vinho Verde em Portugal, estando presente em mais de 70 países com a sua extensa gama de produtos. Produtor de marcas como Casal Garcia, Aveleda, Adega Velha, Quinta Vale D. Maria, Quinta d’Aguieira e Villa Alvor. A Aveleda S.A. celebrou em 2020, 150 anos de uma história de família e de inovação. Site Aveleda – Onde os Sonhos se Cultivam: https://www.company.aveleda.com/pt
A Região da Bairrada recebe o sétimo Fórum Regional de Enoturismo APENO – AGEAS Seguros
03/03/2023A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais nacionais (CVR), continuam a sua caminhada em prol do Enoturismo, abrindo as portas aos agentes económicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas para se debaterem os problemas e as soluções num setor que cresce de ano para ano a nível nacional. São os Fóruns Regionais de Enoturismo que têm viajado por vários pontos do país. Depois dos cinco primeiros e bem sucedidos fóruns de 2022 que decorreram na região de Lisboa, na região do Tejo, na região de Setúbal, na região do Alentejo e na região do Algarve, março de 2023 acolhe o Fórum Regional do Dão e da região da Bairrada. Este último é já no dia 9 de março, no Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia.
Descentralizar tem sido a palavra-chave da APENO e da Ageas Seguros para se fazer mais e melhor pelo Enoturismo em Portugal. Por isso, a missão, desta vez, é abrir portas a ciclos de debates, em que o foco é discutir os pontos fortes e fracos do enoturismo nacional, com o intuito de se encontrarem soluções para fazer crescer ainda mais um setor já de si em franca expansão, mas com muito mais ainda para dar em território português.
Como primeira associação nacional dedicada em exclusivo ao setor, a APENO, em parceria com a Ageas Seguros, convida assim os agentes económicos das várias regiões vitivinícolas nacionais para debaterem o Enoturismo no mesmo palco, em sessões abertas ao público em geral. A APENO viajará de terra em terra para ouvir os principais problemas das diversas regiões e para encontrar, em conjunto, novas abordagens para se fazer o melhor Enoturismo.
«É com muito entusiasmo que nos juntamos, mais uma vez, a uma iniciativa com a APENO. Queremos reforçar o nosso posicionamento no setor de Enoturismo, junto destes profissionais, contribuindo para um setor mais seguro e sustentável. É nosso compromisso estar presentes na vida das Empresas de uma forma relevante, próxima e emocional», reforça Gustavo Barreto, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.
Objetivo: criar bases sólidas para o Enoturismo
«A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo nasceu há apenas dois anos mas já reúne entre os seus associados os melhores players do Enoturismo a nível nacional, sendo que continuamos a crescer todos os dias. Fala-se muito de Enoturismo, mas ainda ninguém tem definições nem números que ajudem a compreendê-lo, entre outras questões que têm de ser debatidas. E, obviamente, a APENO tem estado focada em resolver estas questões e em criar bases sólidas de trabalho para que Portugal seja considerado uma região de referência no Enoturismo a nível mundial», afirma Maria João de Almeida, a Presidente da APENO.
«Obviamente, isso passa também pela atenção que queremos dar a cada uma das regiões nacionais, onde iremos identificar e debater os problemas existentes no Enoturismo, tentar apresentar soluções e dar a conhecer o trabalho que temos feito desde que nascemos. Nestas sessões, que fazemos em conjunto com a Ageas Seguros, nossa empresa parceira, e com as CVRs de cada região, ainda teremos uma sessão de formação relacionada com a Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo, assim como uma mesa redonda que irá reunir agentes económicos com espaço para debate. Tenho a certeza que o resultado será muito positivo», remata Maria João de Almeida.
O sétimo destes Fóruns Regionais é assim na região da Bairrada, no próximo dia 9 de março, pelas 14h30, no Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia.
«Será um prazer recebermos na nossa região este fórum regional. Em primeiro lugar, pela importância da partilha do conhecimento que se gera sempre nestes fóruns. E depois para reforçar o Enoturismo como complemento da economia do próprio setor vitivinícola», afirma Pedro Soares, Presidente da CVR da Bairrada. É uma sessão de trabalho onde se irá debater o Enoturismo da região da Bairrada, com o seguinte programa:
- 14h30 – Abertura de portas e receção dos convidados.
- 15h00 – Apresentação da Associação Portuguesa de enoturismo APENO (missão, vantagens e atividades) – Membros da Direção da APENO
- 15h45 – Sessão de sensibilização: Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo – Francisco Erse – Responsável PME & Corporate do Grupo Ageas Portugal.
- 16h30 – Apresentação do Guia de Enoturismo da APENO (um projeto já em desenvolvimento que se pretende afirmar como o guia de Enoturismo de referência a nível nacional e internacional) – Adelino Abrantes – Consultor Comercial e Editorial APENO.
- 17h00 – Debate: Reflexões de Enoturismo: As necessidades do setor – Uma breve conversa acerca dos principais desafios da região para o enoturismo na região da Bairrada.
Oradores:
- Pedro Soares – Presidente da CVR da Bairrada;
- Entidade do Turismo do Centro (a designar);
- Ana Paula Teixeira – Responsável de Enoturismo da Quinta do Encontro;
- António Nogueira – Gestor da Casa do Canto.
Todos estes momentos terão espaço para perguntas e respostas dos convidados presentes.
Para participar nestes Fóruns Regionais, pode fazer a sua inscrição através do site da APENO |
Bairrada: Inscreva-se aqui!
Muito em breve serão divulgadas as datas dos próximos fóruns nas restantes regiões vitivinícolas nacionais, com o objetivo de criarmos, em conjunto, um país de referência de Enoturismo a nível mundial.
Dão é o palco do sexto Fórum Regional de Enoturismo APENO – AGEAS Seguros
03/03/2023A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais nacionais (CVR), continuam a sua caminhada em prol do Enoturismo, abrindo as portas aos agentes económicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas para se debaterem os problemas e as soluções num setor que cresce de ano para ano a nível nacional. São os Fóruns Regionais de Enoturismo que têm viajado por vários pontos do país. Depois dos cinco primeiros e bem sucedidos fóruns de 2022 que decorreram na região de Lisboa, na região do Tejo, na região de Setúbal, na região do Alentejo e na região do Algarve, março de 2023 é o mês do Fórum Regional do Dão. É já no dia 8 de março, no Solar do Vinho do Dão, em Fontelo.
Descentralizar tem sido a palavra-chave da APENO e da Ageas Seguros para se fazer mais e melhor pelo Enoturismo em Portugal. Por isso, a missão, desta vez, é abrir portas a ciclos de debates, em que o foco é discutir os pontos fortes e fracos do enoturismo nacional, com o intuito de se encontrarem soluções para fazer crescer ainda mais um setor já de si em franca expansão, mas com muito mais ainda para dar em território português.
Como primeira associação nacional dedicada em exclusivo ao setor, a APENO, em parceria com a Ageas Seguros, convida assim os agentes económicos das várias regiões vitivinícolas nacionais para debaterem o Enoturismo no mesmo palco, em sessões abertas ao público em geral. A APENO viajará de terra em terra para ouvir os principais problemas das diversas regiões e para encontrar, em conjunto, novas abordagens para se fazer o melhor Enoturismo.
«É com muito entusiasmo que nos juntamos, mais uma vez, a uma iniciativa com a APENO. Queremos reforçar o nosso posicionamento no setor de Enoturismo, junto destes profissionais, contribuindo para um setor mais seguro e sustentável. É nosso compromisso estar presentes na vida das Empresas de uma forma relevante, próxima e emocional», reforça Gustavo Barreto, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.
Objetivo: criar bases sólidas para o Enoturismo
«A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo nasceu há apenas dois anos mas já reúne entre os seus associados os melhores players do Enoturismo a nível nacional, sendo que continuamos a crescer todos os dias. Fala-se muito de Enoturismo, mas ainda ninguém tem definições nem números que ajudem a compreendê-lo, entre outras questões que têm de ser debatidas. E, obviamente, a APENO tem estado focada em resolver estas questões e em criar bases sólidas de trabalho para que Portugal seja considerado uma região de referência no Enoturismo a nível mundial», afirma Maria João de Almeida, a Presidente da APENO.
«Obviamente, isso passa também pela atenção que queremos dar a cada uma das regiões nacionais, onde iremos identificar e debater os problemas existentes no Enoturismo, tentar apresentar soluções e dar a conhecer o trabalho que temos feito desde que nascemos. Nestas sessões, que fazemos em conjunto com a Ageas Seguros, nossa empresa parceira, e com as CVRs de cada região, ainda teremos uma sessão de formação relacionada com a Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo, assim como uma mesa redonda que irá reunir agentes económicos com espaço para debate. Tenho a certeza que o resultado será muito positivo», remata Maria João de Almeida.
O sexto destes Fóruns Regionais é assim na região do Dão, no próximo dia 8 de março, pelas 14h30, no Solar do Vinho do Dão, em Fontelo.
«O Enoturismo é essencialmente uma descoberta dos territórios vinhateiros e, nesse plano, o Dão com a sua história centenária tem muito para mostrar», como afirma Arlindo Cunha, Presidente da CVR do Dão. É uma sessão de trabalho onde se irá debater o Enoturismo da região do Dão, com o seguinte programa:
- 14h30 – Abertura de portas e receção dos convidados.
- 15h00 – Apresentação da Associação Portuguesa de enoturismo APENO (missão, vantagens e atividades) – Membros da Direção da APENO
- 15h45 – Sessão de sensibilização: Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo – Francisco Erse – Responsável PME & Corporate do Grupo Ageas Portugal.
- 16h30 – Apresentação do Guia de Enoturismo da APENO (um projeto já em desenvolvimento que se pretende afirmar como o guia de Enoturismo de referência a nível nacional e internacional) – Adelino Abrantes – Consultor Comercial e Editorial APENO.
- 17h00 – Debate: Reflexões de Enoturismo: As necessidades do setor – Uma breve conversa acerca dos principais desafios da região para o enoturismo na região do Dão.
Oradores:
- Arlindo Cunha – Presidente da CVR do Dão;
- Entidade do Turismo do Centro – a designar;
- Manuel Queirós – Diretor de Turismo da Taboadella;
- Sónia Martins – Presidente do Conselho de Administração da Lusovini.
Todos estes momentos terão espaço para perguntas e respostas dos convidados presentes.
Para participar nestes Fóruns Regionais, pode fazer a sua inscrição através do site da APENO |
Dão: Inscreva-se aqui!
Muito em breve serão divulgadas as datas dos próximos fóruns nas restantes regiões vitivinícolas nacionais, com o objetivo de criarmos, em conjunto, um país de referência de Enoturismo a nível mundial.
Aveleda e Herdade do Rocim juntam-se ao projecto Humanwinety
11/01/2023A Humanwinety, uma empresa que, há cerca de quatro meses, promove a integração de indivíduos com deficiências físicas ou intelectuais, e outras minorias, nos setores vinícola e hoteleiro, acaba de juntar à sua lista de parceiros dois importantes produtores portugueses. Em causa estão a Herdade do Rocim, propriedade situada entre a Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo, e a Aveleda, já no Norte do país, em concreto na cidade de Penafiel. Mas, as novidades do projeto encabeçado pelo enólogo Bento Amaral e pelo consultor de vinhos Cláudio Martins não ficam apenas por aqui. Com cariz humanitário selado no seu código genético, a Humanwinety tem em mãos a organização de um leilão e jantar solidários, a realizar em finais de Janeiro de 2023, em Lisboa, cujas receitas reverterão, em parte, para a Cáritas.
Capacitar indivíduos que por algum motivo e/ou momento da sua vida ficaram mais vulneráveis experienciando dificuldades na sua formação ou na altura chave da empregabilidade é a principal missão da Humanwinety, que, diariamente, luta para que haja um recrutamento inclusivo no mercado de trabalho e para que empregadores e candidatos estejam cientes dos vários benefícios que existem com estas contratações.
“A dias de celebrarmos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), é com muita satisfação que vemos o projeto Humanwinety crescer com a entrada de dois parceiros tão importantes no setor dos vinhos em Portugal. Sentimos que o nosso trabalho, de facto, é fundamental para que seja aflorada a questão da inclusão das PCD na sociedade e no mercado de trabalho. Há, sem dúvida, uma falta de conhecimento por parte das Entidades Empregadoras e do Estado do potencial humano das PCD”, adianta Bento Amaral, Wine Inspiring Executive da Humanwinety.
Para Martim Guedes, CO-CEO da Aveleda, “é com orgulho que a Aveleda se torna parceiro da Humanwinety, iniciativa que abre portas do sector dos vinhos que se quer diverso não só nos produtos que oferece, mas também nas pessoas que o trabalham”. “Está no nosso ADN apoiar causas sociais, sobretudo as que estão ligadas às comunidades onde nos inserimos, neste caso o vinho e, por isso, saudamos a chegada da Humanwinety, com a satisfação de poder dar o nosso contributo para esta causa”, remata.
A mesma opinião é partilhada por Pedro Ribeiro, enólogo e administrador da Herdade do Rocim: “Temos apostado, nos últimos anos, na sustentabilidade do nosso projeto e o acolhimento e bem-estar das pessoas que trabalham connosco é uma das nossas premissas de atuação mais estratégica porque entendemos que equipas satisfeitas ajudam as empresas a prosperar. Entendemos, por isso, desde a primeira hora, que o desafio da Humanwinety poderia ser também o nosso desafio e que só teríamos a ganhar em reforçar a nossa estratégia humana com a inclusão de profissionais com características especiais, que nos vão, certamente, trazer valor acrescentado”.
Aos candidatos são dados, entre outros, apoios técnico e financeiro, integração socioprofissional e oportunidades de progressão na carreira, mas os privilégios estendem-se, também, às entidades que pretendam contratar trabalhadores com deficiência e incapacidade. Os parceiros da Humanwinety têm, aqui, a oportunidade perfeita para participar numa causa nobre e inclusiva, que prepara e forma pessoas para introdução no mercado de trabalho e lhes dá acesso privilegiado às mesmas, podendo, assim, selecionar os formandos que aspiram para as suas estruturas. Simultaneamente, têm ainda a facilidade de promoverem as suas empresas e produtos, em todos os eventos e comunicações da Humanwinety, inclusive com a participação de um speaker na talk que, brevemente, será lançada por todo o país.
Através de ajudas disponibilizadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), por exemplo, os parceiros têm também ao seu alcance apoio técnico, comparticipação financeira no valor de 1,25 IAS (Indexante dos Apoios Sociais), por cada destinatário abrangido, e comparticipação financeira, nomeadamente nas despesas com a construção, instalação e equipamentos dos CEP e com a sua manutenção e conservação.
Leilão de vinhos e jantar solidário
A iniciativa vai reunir um vasto conjunto de garrafas de excelente qualidade. Entre os principais destaques estão três garrafas de Maria Teresa dos anos 2015, 2016 e 2017 e uma garrafa de 3l de Castro superior 2018, oriundas da Quinta do Crasto, e duas garrafas ABF 1888, do Vallado. O parceiro, Aveleda, SA, vai disponibilizar uma garrafa de 3 litros de Quinta Vale D. Maria Douro Tinto 2013 e uma de 1,5 litros de Manoel Pedro Guedes Vinho Verde Branco 2020. A Herdade do Rocim terá no leilão uma Magnum de Rocim Grande Reserva Tinto 2019.
Também a produtora de vinhos Soalheiro vai levar a leilão algumas das suas referências mais emblemáticas, como uma Jeroboam 3l, de 2014, Soalheiro Classico; uma Jeroboam (3l), de 2012, Soalheiro Reserva; uma Jeroboam (3l), de 2015, Soalheiro Granit (primeira Colheita) e uma Coleção 40 anos Soalheiro composta por quatro garrafas 0,75l.
A estes lotes juntam-se ainda, entre outras propostas, duas garrafas Madeira Boal 1868 de Matilde Henriques, da Barbeito, uma garrafa colheita 1900 da Andresen, e uma caixa especial de três garrafas de Legado com as colheitas 2017, 2014 e 2011, da Sogrape assim como uma garrafa de 1902 Moscatel de Setúbal José Maria da Fonseca Apoteca Os ingressos para o jantar têm um custo por pessoa e parte das receitas, recorde-se, serão doadas à Cáritas, em homenagem à sua missão em prol do desenvolvimento humano e defesa do bem-comum.
Mais informações em www.humanwinety.com
Quinta de Soalheiro promove experiências de Enoturismo para desfrutar no inverno
05/01/2023No território mais a norte de Portugal, com uma paisagem de recorte único, o Soalheiro, pela segunda vez consecutiva distinguido nos World’s Best Vineyards como um dos melhores enoturismos do mundo, oferece diversas experiências de enoturismo e de descoberta do território, ideais para realizar este inverno.
Se um copo de vinho à lareira, uma experiência gastronómica com produtos locais e uma prova de infusões pintam o cenário ideal para quem procura a escapadinha perfeita nestes dias cinzentos, então o Soalheiro cumpre com todos os requisitos. No aconchego singular de um alojamento situado num ambiente de conforto e tradição, são inúmeras as possibilidades disponíveis no programa de enoturismo da primeira marca de Alvarinho de Melgaço, que quer dar a conhecer a essência do território que o viu nascer e uma paisagem de recorte único: o vale do Rio Minho, as montanhas, o típico casario minhoto.
A possibilidade de alojamento faz-se na Casa das Infusões (160€/ noite; casa inteira), um espaço rústico, onde cada detalhe foi inspirado pelo universo das infusões The Pur Terroir e preparado para proporcionar uma estadia relaxada, seja no aconchego do calor da lareira da sala, seja no jardim, de manta às costas, a observar o Rio Minho, o casario ou as montanhas que, nesta estação, perdem os tons verdes da floresta e das vinhas para serem pintados por camadas de geada branca.
Pelo segundo ano consecutivo, o Soalheiro foi distinguido na World’s Best Vineyards, um ranking anual que destaca os melhores destinos de enoturismo do mundo, a partir da nomeação de cerca de 500 especialistas em vinho e viagens, que consideram critérios como a qualidade dos vinhos, a arquitetura, a paisagem envolvente e a excelência dos serviços.
Com os dias mais frios à porta, as infusões The Pur Terroir, inteiramente concebidas em modo biológico e processos artesanais são a companhia ideal para aquecer corpo e alma nos dias mais cinzentos. Para que possa tirar partido destas características e conhecer a história e o local onde as infusões são produzidas, o Soalheiro tem à disposição uma Prova de Infusões (15€), onde pode experimentar três dos dez sabores disponíveis, em harmonia com queijo Prados de Melgaço, compota da Quinta de Folga e mel do Zé. Pode ainda visitar o campo onde estas são minuciosamente produzidas e cuidadas, lado a lado com as vinhas.
No ano em que comemora 40 anos e a pensar nos amantes dos vinhos Soalheiro, o produtor abre as portas da garagem onde há 40 anos começou o Soalheiro, a nova Sala Origem, para uma viagem que percorre a sua história, disponibilizando diversas opções de provas. O destaque vai para a Prova 40 anos (120€), uma prova exclusiva de comemoração do aniversário, onde vai ser possível degustar a evolução do Soalheiro e explorar a elasticidade da casta Alvarinho. Nesta prova, além de colheitas mais antigas, dos vinhos da Edição Especial Soalheiro 40 anos e do Soalheiro Clássico, são várias as outras referências à escolha e que poderão ser desfrutadas ao longo de duas horas. Soma-se a possibilidade de visita à primeira vinha e à adega e cave da inovação, bem como uma prova de cuba nesta cave.
São cinco as provas de vinho disponíveis: Prova Premium (65€), Fusion (35€), Nature (25€), Origem (18€) e Clássica (12€). Para além de degustar as diversas referências associadas a cada uma delas, vai também poder conhecer a jornada do produtor e contemplar a vista sobre o vale do Rio Minho a partir da sala de provas.
E porque Melgaço é conhecido pela sua gastronomia única, repleta de produtos tradicionais, o Soalheiro criou também cinco opções de experiências gastronómicas. Para desfrutar a dois e saborear alguns dos sabores do território, sempre acompanhados com uma seleção de vinhos harmonizada, é possível optar pela Degustação Tradicional (20€), Ancestral (30€) ou Raízes (25€). Para aqueles que preferem uma refeição em família ou com um grupo de amigos, disponibiliza-se a Refeição Ligeira (25€/pessoa; mínimo 4 pessoas), que inclui produtos locais harmonizados com vinho à escolha ou o Menu de Almoço à Mesa na Quinta da Folga (65€/pessoa; mínimo 8 pessoas), que permite degustar três pratos típicos caseiros harmonizados com diferentes expressões de Alvarinho.
O enoturismo funciona todos os dias da semana, com quatro horários de visita por dia. Grupos pequenos e família são a prioridade, que permite garantir uma experiência personalizada em cada visita. As reservas podem ser feitas através do site do Soalheiro, telefone (251 416 769) ou e-mail (enoturismo@soalheiro.com).
Adega Mayor apresenta duas novas monocastas
03/01/2023Merlot e Moscatel Galego Roxo trazem duas novas melodias à gama de monocastas. No ano em que celebra 15 anos de existência, a Adega Mayor continua a inovar. Desta vez, na expansão da sua gama de vinhos monocasta, com o lançamento do Adega Mayor Merlot e do Adega Mayor Moscatel Galego Roxo, duas castas de origens diferentes (França e Península de Setúbal) que chegam agora ao mercado através da expressão do terroir Alentejano.
E porque há melodias que, à semelhança de alguns instrumentos musicais, merecem ser ouvidas (e provadas) a solo, Merlot e Moscatel Roxo, são representados por dois instrumentos musicais que compõem a orquestra Mayor.
O Adega Mayor Merlot 2020 é um vinho tinto de traça alentejana, cuja casta se encontra no Monte da Pina, perto da barragem do Caia. Delicado, versátil e de cor ruby, é aromaticamente fresco e perfumado, com notas de erva fresca, flores e especiaria. Características que envolvem elegantemente a fruta vermelha madura, ameixas e framboesas em compota. No palato, é de textura delicada com taninos finos, acidez refrescante e um final pleno de sabor, longo e persistente.
Proveniente de uma seleção criteriosa, este tinto fermentou com temperatura controlada em balseiro de carvalho francês. Após o engarrafamento, descansou em garrafa até ao momento.
Revela-se uma excelente companhia para harmonizar com pratos italianos, cogumelos salteados, pratos braseados de carne de aves e pratos com especiarias emarcadas.
O Adega Mayor Moscatel Galego Roxo 2021 é um vinho “alentejano” de cor amarela-esverdeada de aspeto límpido e brilhante. Num primeiro impacto, mantém a identidade da casta – proveniente da Península de Setúbal – mas deixa, aos poucos, desvendar as características adquiridas pelo contacto com os solos da Herdade das Argamassas. Sugere um floral perfumado, notas delicadas de rosa envoltas num fundo adocicado de lichia e uva fresca. A boca mantém o discurso do nariz, revelando um sabor intenso, frescura e muito boa acidez. À mesa, acompanha na perfeição com pratos exóticos, como sushi ou de cozinha de fusão
«É com um grande orgulho que celebramos 15 anos de um caminho orientado por valores de qualidade, inovação e proximidade. Estes dois novos vinhos Monocasta exaltam a nossa curiosidade por trabalhar castas nacionais e internacionais, com as particularidades do terroir de um Alentejo mayor», sublinha Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor.
As novas monocastas, Adega Mayor Merlot e Moscatel Roxo, estão disponíveis na loja online, com um PVPr 17€ e 9,50€ respetivamente, através da Loja Online http://loja.adegamayor.pt , assim como nas lojas Delta The Coffee House Experience e nas principais garrafeiras de Portugal.