Best of Wine Tourism 2023: Symington arrecada três prémios
08/11/2022Dos sete projetos distinguidos pelos Best of Wine Tourism 2023, três deles têm assinatura da Symington. O restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos – localizado na Quinta do Bomfim, no Pinhão –; as visitas exclusivas à Quinta do Vesúvio e o novo terraço do restaurante Vinum, localizado nas Caves Graham’s, são os espaços da família distinguidos, em diferentes categorias.
Inaugurado no dia 10 de junho deste ano, o Bomfim 1896 with Pedro Lemos recebe assim o seu primeiro prémio, na categoria ‘Restaurantes Vínicos’. Inserido num antigo armazém de vinhos totalmente remodelado, o mais recente projeto gastronómico da Symington inspira-se nas cozinhas de família do Douro, com as grandes chaminés e confeção a lenha. Com o fogo como elemento transversal a todos os pratos, a carta – onde se destacam pratos de peixe de mar, marisco e carnes de produtores nacionais (e locais) – é complementada com os vinhos do portefólio da Symington Family Estates, assim como de produtores amigos da família (nacionais e internacionais). As reservas podem ser realizadas através do site Bomfim1896.pt.
Na categoria ‘Experiências Inovadoras’, os prémios Best of Wine Tourism 2023 destacaram as visitas à Quinta do Vesúvio, uma das quintas mais emblemáticas do Douro. Sendo uma das maiores propriedades daquela região, a Quinta do Vesúvio pertence à família Symington desde 1989. Desde então, só no ano passado é que a quinta abriu as suas portas para visitantes, numa experiência muito exclusiva e pensada para pequenos grupos (máximo de dez pessoas). O programa inclui um passeio de jipe nas vinhas, uma visita à adega, provas de vinhos e ainda uma pausa para um almoço na varanda da casa senhorial, com vista privilegiada para a paisagem duriense. Os valores variam entre os 450 e os 500 euros por pessoa, mediante o número de participantes por grupo. O preço da experiência para crianças é de 50 euros. O contacto para a reserva é visitvesuvio@symington.com.
Finalmente, o novo terraço do restaurante Vinum, projeto em parceria com o Grupo Sagardi, localizado nas Caves Graham’s, venceu na categoria ‘Arquitetura e Paisagem’. Com uma localização que garante aos seus visitantes uma vista única sobre as duas margens do rio Douro, o novo terraço acrescentou 160 lugares ao restaurante, dispostos em diferentes áreas e patamares. Destes, 80 estão destinados aos que pretendem usufruir de uma refeição, antes apenas possível no interior do espaço. Os restantes estão reservados ao novo lounge, local onde é possível desfrutar da vasta seleção de cocktails ou vinhos e petiscos. O Vinum está aberto de segunda-feira a domingo, das 12h00 à 01h00, sendo, por exemplo, possível complementar uma ida ao restaurante com uma experiência no lodge da Graham’s – no qual se realizam visitas e provas de vinhos do Porto (sujeitas a reserva).
Herdade da Malhadinha Nova entre os melhores do mundo da sustentabilidade
04/11/2022A Herdade da Malhadinha Nova acaba de ser destacada em segundo lugar na categoria Best Use of Sustainability in Culinary, nos prémios Global Culinary Travel Awards 2022, promovidos pela associação sem fins lucrativos World Food Travel.
A World Food Travel Association anunciou os vencedores do Global Culinary Travel Awards 2022, em meados de setembro, reconhecendo a excelência e a inovação em produtos e experiências gastronómicas para viajantes. A cerimónia será transmitida online na terça-feira, 11 de outubro de 2022, às 16h, horário de Londres, Reino Unido.
Os vencedores deste ano são:
Best Emphasis on Wellness & Health in Culinary Travel
1st place – Spa Eastman (Quebec, Canada)
Runner Up – Nomads, Nature & Nurture (Lebanon)
Best Use of Sustainability in Culinary Travel
1st – Vegan Travel Asia by VegVoyages (Nepal)
Runner Up – Herdade da Malhadinha Nova (Portugal)
Best Celebration of Culinary Culture in Culinary Travel
1st – Jiranileo (Zambia)
Runner Up – Heather’s Helsinki (Helsinki, Finland)
Best Focus on Wine & Beverages in Culinary Travel
1st – HaliPuu / Campfire Baristan (Finland)
Runner Up – Cadushy Distillery (Bonaire)
Best Appreciation of Agriculture & Rural in Culinary Travel
1st – La Balade Gourmande (Quebec, Canada)
Runner Up – Conseil de l’industrie bioalimentaire de l’Estrie (Quebec, Canada)
O Global Culinary Travel Awards (primeiro chamado de FoodTrekking Awards) foi introduzido pela WFTA em 2015 para definir a referência de excelência e inovação no setor. Os prémios anuais abrem em março e os vencedores são anunciados no outono. Este ano, 10 vencedores foram escolhidos entre 131 inscrições de 27 países que se esforçaram para ganhar reconhecimento pelos seus negócios ou destino.
As viagens culinárias foram oficialmente reconhecidas como uma indústria de nicho em 2001 com a publicação do relatório «Turismo Culinário: A Colheita Oculta». Desde então, a indústria tem experienciado um expressivo crescimento tanto na quantidade quanto na qualidade de produtos e experiências para viajantes amantes de gastronomia e restauração.
Recorde-se que a World Food Travel Association (WFTA) foi fundada em 2003 como uma organização não governamental e sem fins lucrativos (ONG) e hoje é reconhecida como a maior autoridade mundial em turismo de Food & Beverage. A cada ano, a Associação acompanha 200.000 profissionais em mais de 150 países. O conhecimento, as ferramentas e o treino da WFTA ajudam profissionais e organizações da indústria a alavancar os produtos e experiências de F&B da sua área, para ajudar a criar um forte sentido de pertença, o que aumenta a chegada de visitantes; o valor da marca do destino e a exportação dos bens de sua área. Mas informações em www.worldfoodtravel.org.
SOBRE A MALHADINHA:
Nascida em 1998, fruto da enorme determinação da família Soares em produzir nas suas terras abandonadas vinhos de elevadíssima qualidade, a Malhadinha Nova de imediato se transformou também no enorme desafio de manter a sustentabilidade e o equilíbrio natural de uma propriedade singular, nunca agredida por explorações exaustivas de solos através de adubações químicas e usos de pesticidas ou plantações de qualquer monocultura intensiva ou ainda alvo de qualquer especulação imobiliária.
Em 2008 enveredaram pela hospitalidade, com a recuperação de uma ruína transformada em turismo rural com a casa Monte da Peceguina, mas foi em 2020, em plena pandemia, que inauguraram uma nova fase do projeto hoteleiro, novas villas espalhadas pela propriedade, todas recuperadas a partir de ruínas dos terrenos. Estas villas elevaram a herdade a um projeto de luxo, nunca perdendo o foco de sustentabilidade e de futuro.
A enorme preocupação com a necessidade de partilhar e preservar conhecimento, saberes e tradições resulta num envolvimento das comunidades locais de artesãos, músicos, artistas em várias áreas da herdade, seja nos materiais utilizados na construção e recuperação das ruínas, em elementos de decoração presentes em todas as suites e villas e que podem ser comercializados na herdade, a pedido dos clientes. Também em todas as experiências promovidas pela HMN na sua atividade turística, se incluem património imaterial de conhecimento da região no que toca a artesanato e gastronomia.
Toda a propriedade encontra-se inserida dentro da “Rede Natura 2000“. Esta zona de proteção especial criada pela Unesco em 1998 visa proteger espécies extremamente raras. As medidas de sustentabilidade e proteção ambiental abrangem diferentes práticas, como: modo de produção biológico, uso eficiente da água, recurso a ETARES biológicas, recolha de águas da chuva, aquecidas em caldeiras com lenha da limpeza dos terrenos, criação de raças autóctones em regime extensivo, pastoreio, olival tradicional, entre outras.
A Malhadinha Nova foi um dos primeiros produtores a integrar o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, um projeto pioneiro no país e um dos mais revelantes na Europa.
Enoturismo do Douro com mais uma aposta de excelência
04/11/2022Já passaram mais de vinte anos que foi fundada a Lavradores de Feitoria, um produtor duriense com cartas dadas na produção de vinho e que agora abre as portas ao Enoturismo.
Com vinte quintas dispersas pelos melhores terroirs das três sub-regiões do Douro (Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior), a Lavradores de Feitoria assume-se como um produtor de vinhos que tem um modelo de negócio inovador único no Douro, e no resto do país, apostando fortemente numa lógica de sustentabilidade social, económica e ambiental. Fundada em Setembro 2000, sob uma liderança conjunta na gestão e uma equipa única na enologia, a Lavradores de Feitoria resultou inicialmente da união de quinze lavradores que se juntou para partilhar recursos e criar sinergias para chegar mais longe. Passados mais de vinte anos, a Lavradores de Feitoria é composta por cinquenta e três accionistas, dezasseis dos quais são proprietários de dezanove quintas, às quais se soma a Quinta do Medronheiro, comprada com o capital da empresa. É precisamente nesta quinta, situada em Sabrosa, que nasceu recentemente a nova adega destes lavradores, assim como o centro de visitas e a loja de vinhos.
A CEO Olga Martins e o director de enologia Paulo Ruão, uma dupla reconhecida pelo trabalho de excelência desenvolvido na Lavradores de Feitoria, também eles accionistas, são os rostos mais visíveis de uma equipa de profissionais que trabalha diariamente para que o projecto continue a ser motivo de orgulho para o Douro. No total, a Lavradores de Feitoria tem ao seu dispor uvas provenientes de mais de 600 hectares de vinha. O portefólio de vinhos é composto por marcas como ‘Lavradores de Feitoria’ (branco, rosé e tinto), ‘Três Bagos’ (Sauvignon Blanc branco, Reserva branco, Reserva tinto, Grande Escolha tinto e Grande Escolha Estágio Prolongado tinto), Vinha da Meruge (branco e tinto), Quinta da Costa das Aguaneiras (tinto) e o novo Vinha do Sobreiro (tinto). Tem ainda vinhos de celebração, como o ‘Lavradores de Feitoria 18 e projectos especiais e marcas para mercados específicos.
A vertente do Enoturismo, comandada por Eduardo Ferreira (na foto de entrada), nascido na região e um reconhecido profissional do sector, é composta por visita, provas e loja de vinhos. Agora, já com a estrutura, a equipa e os procedimentos cimentados, a procura é elevada, daí terem avançado – a pedido dos vários parceiros – com uma nova oferta, uma experiência chamada ‘Enólogo por um dia’. Com a duração de 2h30, permite aos visitantes criar um lote em nome próprio, resultando numa garrafa de vinho única. A visita inicia com visita guiada à vinha, adega, linha de engarrafamento, garrafeira e sala de barricas. Segue com a prova de três vinhos tintos – Vinha da Meruge, Vinha do Sobreiro e Quinta da Costa das Aguaneiras –, de modo a perceber-se o impacto que o terroir e o tipo de vinificação têm no resultado final de um vinho. À posteriori é tempo de fazer o blend. No final, o visitante ainda engarrafa e rotula a sua própria garrafa. No entanto, quem quiser fazer outro tipo de visitas e provas mais simples é só escolher, já que a oferta vai da simples visita guiada, às visitas com prova de vinhos e ainda uma outra experiência especial, privada, com prova de denominados ‘vinhos soberbos’.
Estas provas são o reflexo do portefólio vínico da Lavradores de Feitoria. Na prova Identidade, a ideia é partilhar a história da empresa e do seu nome, à medida que se degusta o Lavradores de Feitoria’ branco, rosé e tinto. Na prova Conceito, os vinhos eleitos são o Lavradores de Feitoria branco, o tinto e o Três Bagos Reserva tinto, todos eles de lote, em que cada um dos Lavradores aporta parte de si e do seu património vitivinícola. A prova Planalto é apenas composta por vinhos brancos, sendo das zonas mais altas e planas que têm origem as uvas do Lavradores de Feitoria branco, do Três Bagos Reserva branco e do Três Bagos Sauvignon Blanc branco. Tal como o próprio nome indica, a prova Terroir tem vinhos que espelham a região de onde saõ provenientes as uvas do Vinha da Meruge branco, do novo Vinha do Sobreiro tinto e do Quinta da Costa das Aguaneiras tinto. No patamar mais elevado, em que a prova ganha o nome de Soberbo, está a dupla de branco e tinto Vinha da Meruge, o Três Bagos Grande Escolha tinto e o Três Bagos Grande Escolha Estágio Prolongado tinto.
O centro de visitas e a loja de vinhos da Lavradores de Feitoria estão abertos de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. As visitas regulares acontecem de segunda a sexta-feira, às 11h00 e às 16h00. No caso das visitas privadas e da experiência ‘Enólogo por um dia’, há flexibilidade de horário, sempre em função da disponibilidade e sob marcação prévia obrigatória, que deve ser feita (e confirmada) junto do responsável de enoturismo Eduardo Ferreira, através do e-mail winetourism@lavradoresdefeitoria.pt ou do número de telemóvel 968 667 660, até 48 horas de antecedência.
Filipa Moroso é a nova diretora de comunicação da APENO
26/10/2022Porque somos o que comunicamos, a APENO, a primeira Associação Portuguesa dedicada em exclusivo ao Enoturismo, reconhece cada vez mais o papel da comunicação como parte estratégica da sua gestão. Afinal, é através da comunicação que conseguimos promover a interação e o diálogo entre a APENO e os seus associados, e o público em geral, mas também agregar valor aos nossos serviços e atividades.
Cada vez mais apostada em tornar o setor do Enoturismo uma referência a nível nacional e internacional, a APENO pretende promover um maior diálogo entre os seus pares, fazendo da comunicação eficaz um serviço fundamental na sua organização. Filipa Moroso será, assim, um importante reforço na área da comunicação. Jornalista de carreira e com experiência em comunicação institucional e assessoria de imprensa, assume agora o papel de diretora de comunicação da APENO.
Uma comunicação feita à medida
«O Enoturista está no centro da construção da nossa estratégia, e a comunicação é a base essencial para construir os elos que nos ligam a essa mesma estratégia. Mais do que o diálogo e a promoção dos serviços e atividades da APENO, é também fundamental construir uma comunicação à medida de cada um dos nossos associados, uma comunicação personalizada de acordo com as necessidades de cada empresa, produtor ou região do setor do Enoturismo. Vamos fazê-lo no nosso país, mas também além fronteiras, dando a conhecer os nossos associados a jornalistas estrangeiros. Por isso, é com enorme prazer que anuncio a entrada da Filipa Moroso para a APENO, pois irá responder a estes desafios de forma profissional, competente e eficaz», afirma Maria João de Almeida, Presidente Executiva da Apeno.
Já Filipa Moroso encara este desafio «com enorme responsabilidade e sentido de compromisso». «É um orgulho juntar-me a uma equipa com valor acrescentado em todas as valências. Quero ajudar a escrever a história da APENO e do Enoturismo, uma história que desejo que seja longa, pródiga em boas colheitas e que fermente nas melhores barricas. Poder contar essa história à medida de cada associado, é ainda mais enriquecedor. Faz com que esta experiência seja ainda mais intensa e mais plural, permitindo-me descobrir muito da produção, cultura e tradições locais do nosso país, no que toca a um setor em franco crescimento pelo mundo».
Sobre a nova Directora de Comunicação da APENO:
https://enoturismodeportugal.pt/orgaos-sociais/
Jantares ‘A La Mesa’ estão de regresso às Caves Cockburn’s
25/10/2022Segunda edição da iniciativa combina tradição do vinho do Porto com os paladares das gastronomias argentina, brasileira e japonesa
Os jantares “A La Mesa” estão de regresso às Caves Cockburn’s – uma das mais reconhecidas casas de vinho do Porto, detida pela Symington Family Estates –, em Vila Nova de Gaia. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa irá combinar, nos dias 4 e 5 de novembro, a partir das 20h00, a tradição do vinho do Porto com as iguarias da gastronomia argentina, confecionadas pelo chef argentino Maurício Ghiglione, do restaurante Belos Aires, servidas numa mesa com 50 pessoas, rodeada por mais de 10.000 balseiros de carvalho, um cenário único e exclusivo. Este ano, os jantares revestem-se de especial circunstância, já que serão preparados ‘a quatro mãos’.
No dia 4, a Argentina encontra-se com o Brasil, com a presença da chef convidada Rafaela Louzada, em representação do restaurante Gruta. Já no dia 5, será o chef Ruy Leão, da SHIKO – Tasca Japonesa, a trazer as influências japonesas ao lodge da Cockburn’s. Os jantares incluem um momento inicial em que serão servidos os aperitivos e o couvert. De seguida, já na mesa, os comensais poderão degustar um menu em quatro momentos, criado e confecionado por Maurício Ghiglione e por um dos dois chefs, dependendo do dia. Os vários pratos serão cozinhados numa fogueira ao ar livre, contando com acompanhamento dos vinhos da Cockburn’s e da família Symington.
A iniciativa está limitada a 50 participantes e tem o custo de 60 euros por pessoa, estando os bilhetes já disponíveis na plataforma Eventbrite (https://alamesa.eventbrite.pt/). A entrada para o evento pode ser feita através da Rua de Serpa Pinto 346, 4400-307 Vila Nova de Gaia. As Caves da Cockburn’s possuem um local para estacionamento, pelo que o mesmo é gratuito.
Cultura e Arte em Torre de Palma
18/10/2022Este ano 2022 celebra-se o centenário do nascimento do escritor José Saramago. A Torre de Palma associa-se à Fundação José Saramago para homenagear a vida e obra do escritor, que relata a sua passagem por esta propriedade no livro ‘Viagem a Portugal’ e lança um programa especial entre os dias 4 e 6 de Novembro que poderá ser consultado no site https://www.torredepalma.com/ofertas/ onde poderá encontrar outros programas de enoturismo interessantes.
A complementar, no dia 5 de Novembro é inaugurada a exposição ‘Voltar Aos Passos Que Foram Dados’, também no Torre de Palma Wine Hotel que será complementada com uma apresentação e palestra do Diretor da Fundação Sérgio Machado Letria.
Para mais informações e reservas contacte-nos pelo e-mail reservas@torredepalma.com ou telefone +351 245 038 890 ou WhatsApp +351 936 004 264.
Há Jazz no Mind the Glass!
12/10/2022O Enoturismo ao rubro, também na cidade. É já na próxima 5ª feira, dia 13 de Outubro, pelas 22h00, que recebemos o concerto intimista de Gabriela Braga e Cláudio Ribeiro.
O duo apresenta um repertório que parte das bases do jazz e se encontra com as grandes composições brasileiras. De Chico Buarque a Duke Ellington, todos os compositores importantes para a sua formação como músicos serão homenageados.
Será um agradável serão, cheio de improvisação e belas melodias, entre vinhos e petiscos!
MIND THE MUSIC, com Scat Bossa
13 de Outubro; 22h00
Mind the Glass | Wine, Bistrot, Bar
Praça Gomes Teixeira – Porto
Consumo mínimo: 5€
A School of Port: Symington Family Estates, lançou um novo curso em vídeo intitulado ‘The Masters’.
12/10/2022Depois do sucesso da série ‘The Essentials’, um curso de 16 episódios que aborda as várias etapas de produção de vinhos do Porto, surge agora ‘The Masters’, que leva o espectador ao nível seguinte, abordando os vários temas com maior detalhe técnico.
‘The Masters’ é um curso de 5 episódios que explora questões de produção, envelhecimento e engarrafamento dos diferentes estilos de vinho do porto; desta vez, com diferentes convidados a partilharem a sua experiência e conhecimento em primeira-mão.
Neste curso, o visualizador aprenderá sobre os processos de fermentação e fortificação com grande detalhe, ouvirá testemunhos dos profissionais que estão directamente envolvidos na produção e envelhecimento dos portos Ruby, Tawny, assim como de vinhos do Porto com envelhecimento em garrafa. Para além disso, ficará a conhecer os processos de blending e de engarrafamento. ‘The Masters’ é o curso da School of Port mais técnico até à data.
Para além da habitual anfitriã Isabel Monteiro, por muitos conhecida como #portgeek, esta série conta ainda com a participação de outros nomes de peso, inclusivamente da família Symington – como Charles, Dominic e Paul Symington – que contribuem com importantes reflexões sobre temas das suas áreas de especialidade.
O curso ‘The Masters’ está alojado em schoolofport.com. Para aceder a ele, basta um breve registo ou log in no website. Estão disponíveis legendas em português e inglês, assim como um pequeno exame final para aqueles que, à semelhança do curso passado, queiram obter uma certificação.
Recomenda-se a visualização na ordem sequencial dos episódios:
Episódio 1: Fermentação, fortificação e envelhecimento
Episódio 2: Envelhecimento em madeira – Parte I – Ruby, Reserve Ruby, LBV
Episódio 3: Envelhecimento em madeira – Parte II – Tawny, Reserve Tawny, Tawnies envelhecidos
Episódio 4: Envelhecimento em garrafa – LBV, Crusted, Vintage Port
Episódio 5: A caminho da garrafa – Blending e engarrafamento
Para além disto, a School of Port continuará com o seu trabalho de partilha de conteúdos educativos via Instagram em @schoolofport assim como de formação presencial e online a profissionais.
Herdade da Malhadinha Nova entre os melhores do mundo da sustentabilidade
10/10/2022A Herdade da Malhadinha Nova acaba de ser destacada em segundo lugar na categoria Best Use of Sustainability in Culinary, nos prémios Global Culinary Travel Awards 2022, promovidos pela associação sem fins lucrativos World Food Travel.
A World Food Travel Association anunciou os vencedores do Global Culinary Travel Awards 2022, em meados de setembro, reconhecendo a excelência e a inovação em produtos e experiências gastronómicas para viajantes. A cerimónia será transmitida online na terça-feira, 11 de outubro de 2022, às 16h, horário de Londres, Reino Unido.
Os vencedores deste ano são:
Best Emphasis on Wellness & Health in Culinary Travel
1st place – Spa Eastman (Quebec, Canada)
Runner Up – Nomads, Nature & Nurture (Lebanon)
Best Use of Sustainability in Culinary Travel
1st – Vegan Travel Asia by VegVoyages (Nepal)
Runner Up – Herdade da Malhadinha Nova (Portugal)
Best Celebration of Culinary Culture in Culinary Travel
1st – Jiranileo (Zambia)
Runner Up – Heather’s Helsinki (Helsinki, Finland)
Best Focus on Wine & Beverages in Culinary Travel
1st – HaliPuu / Campfire Baristan (Finland)
Runner Up – Cadushy Distillery (Bonaire)
Best Appreciation of Agriculture & Rural in Culinary Travel
1st – La Balade Gourmande (Quebec, Canada)
Runner Up – Conseil de l’industrie bioalimentaire de l’Estrie (Quebec, Canada)
O Global Culinary Travel Awards (primeiro chamado de FoodTrekking Awards) foi introduzido pela WFTA em 2015 para definir a referência de excelência e inovação no setor. Os prémios anuais abrem em março e os vencedores são anunciados no outono. Este ano, 10 vencedores foram escolhidos entre 131 inscrições de 27 países que se esforçaram para ganhar reconhecimento pelos seus negócios ou destino.
As viagens culinárias foram oficialmente reconhecidas como uma indústria de nicho em 2001 com a publicação do relatório «Turismo Culinário: A Colheita Oculta». Desde então, a indústria tem experienciado um expressivo crescimento tanto na quantidade quanto na qualidade de produtos e experiências para viajantes amantes de gastronomia e restauração.
Recorde-se que a World Food Travel Association (WFTA) foi fundada em 2003 como uma organização não governamental e sem fins lucrativos (ONG) e hoje é reconhecida como a maior autoridade mundial em turismo de Food & Beverage. A cada ano, a Associação acompanha 200.000 profissionais em mais de 150 países. O conhecimento, as ferramentas e o treino da WFTA ajudam profissionais e organizações da indústria a alavancar os produtos e experiências de F&B da sua área, para ajudar a criar um forte sentido de pertença, o que aumenta a chegada de visitantes; o valor da marca do destino e a exportação dos bens de sua área. Mas informações em www.worldfoodtravel.org.
SOBRE A MALHADINHA:
Nascida em 1998, fruto da enorme determinação da família Soares em produzir nas suas terras abandonadas vinhos de elevadíssima qualidade, a Malhadinha Nova de imediato se transformou também no enorme desafio de manter a sustentabilidade e o equilíbrio natural de uma propriedade singular, nunca agredida por explorações exaustivas de solos através de adubações químicas e usos de pesticidas ou plantações de qualquer monocultura intensiva ou ainda alvo de qualquer especulação imobiliária.
Em 2008 enveredaram pela hospitalidade, com a recuperação de uma ruína transformada em turismo rural com a casa Monte da Peceguina, mas foi em 2020, em plena pandemia, que inauguraram uma nova fase do projeto hoteleiro, novas villas espalhadas pela propriedade, todas recuperadas a partir de ruínas dos terrenos. Estas villas elevaram a herdade a um projeto de luxo, nunca perdendo o foco de sustentabilidade e de futuro.
A enorme preocupação com a necessidade de partilhar e preservar conhecimento, saberes e tradições resulta num envolvimento das comunidades locais de artesãos, músicos, artistas em várias áreas da herdade, seja nos materiais utilizados na construção e recuperação das ruínas, em elementos de decoração presentes em todas as suites e villas e que podem ser comercializados na herdade, a pedido dos clientes. Também em todas as experiências promovidas pela HMN na sua atividade turística, se incluem património imaterial de conhecimento da região no que toca a artesanato e gastronomia.
Toda a propriedade encontra-se inserida dentro da “Rede Natura 2000“. Esta zona de proteção especial criada pela Unesco em 1998 visa proteger espécies extremamente raras. As medidas de sustentabilidade e proteção ambiental abrangem diferentes práticas, como: modo de produção biológico, uso eficiente da água, recurso a ETARES biológicas, recolha de águas da chuva, aquecidas em caldeiras com lenha da limpeza dos terrenos, criação de raças autóctones em regime extensivo, pastoreio, olival tradicional, entre outras.
A Malhadinha Nova foi um dos primeiros produtores a integrar o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, um projeto pioneiro no país e um dos mais revelantes na Europa.
Montebelo Golfe recebe o 1.º Torneio de Golfe Casa de Santar
06/10/2022A 1990 Premium Wines, divisão de vinhos topo de gama do grupo Global Wines, vai promover no próximo dia 8 de outubro, no Montebelo Golfe, em Viseu, o 1.º Torneio de Golfe Casa de Santar. A prova, realizada em colaboração com o Clube de Golfe de Viseu, será individual e disputada na modalidade de Stableford, 18 buracos, prometendo um dia de animada competição num campo que se destaca entre os melhores do país.
Com esta iniciativa e a Casa de Santar, marca de vinhos incontornável do Dão, com séculos de história e tradição, a 1990 Premium Wines assume o compromisso da promoção da riqueza cultural regional, unindo-se à prática do desporto na região, contribuindo para a competição saudável ao ar livre e o convívio entre pares. O evento terminará com um jantar de gala e cerimónia de entrega de prémios, pelas 20h00, no Paço dos Cunhas, em Santar.
Segundo Marisol Benites, gestora da 1990 Premium Wines, «este exclusivo torneio é uma forma de proporcionarmos um dia de agradável convívio entre jogadores e demais convidados, ao mesmo tempo que contribuímos para promover a região do Dão e a Casa de Santar como uma das suas marcas de vinhos mais antigas e de maior prestígio».
A prova é dirigida a jogadores federados com handicap WHS válido e decorre no Montebelo Golfe, em Viseu, um campo de 27 buracos que constitui um verdadeiro desafio para todos os graus de experiência golfista. Enquadrado pelas serras da Estrela e do Caramulo, o Montebelo Golfe apresenta um cenário de 200 hectares onde, além do tojo e da urze, se destacam os pinheiros e os carvalhos, oferecendo uma paisagem de rara beleza natural.
As inscrições para esta primeira edição do Torneio de Golfe Casa de Santar estão abertas até às 15h00 de quarta-feira, 5 de outubro, podendo ser realizadas online em https://1990.wine/torneio-golfe-casa-de-santar-2022/, ou através do telefone 232 856 464
Recorde-se que a 1990 Premium Wines é a divisão do grupo Global Wines que tem a seu cargo a comercialização e promoção dos vinhos single estate produzidos em Portugal que integram a oferta de marcas premium do grupo – Vinha do Contador, Casa de Santar, Encontro e Saturno. É também responsável pela gestão do enoturismo, que será uma das maiores áreas de investimento para os próximos cinco anos.
A 1990 Premium Wines possui um portfólio rico e diversificado, de vinhos bem definidos, oriundos quer de terroirs seculares quer de vinhas mais recentes, aos quais a sabedoria e experiência das suas equipas de viticultura e enologia aplicam continuamente upgrades que lhes conferem um patamar e uma qualidade exclusiva. Os vinhos 1990 Premium Wines são uma perfeita associação das características da terra, do clima, das uvas e das pessoas que, com a sua dedicação, lhes conferem um caráter e personalidade distintos, reconhecidos pelos mais prestigiados críticos e masters of wine.